Storytelling como Ferramenta de Discurso no Twitter: Uma Análise da Campanha Presidencial de Jair Bolsonaro em 2018

Autores

  • Matheus Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.279

Palavras-chave:

Storytelling, Jair Bolsonaro, Twitter

Resumo

Considerando os avanços das plataformas de redes sociais nas últimas eleições no Brasil, procurou-se investigar o storytelling como ferramenta de estreitamento do envolvimento entre candidato e potenciais eleitores no universo digital. O interesse deste estudo foi, de forma específica, analisar os discursos dos tweets de Jair Bolsonaro, entre 11 de setembro e 27 de outubro do ano eleitoral e identificar os mitos e a estratégia de comunicação empregados pelo candidato. Foi possível concluir que Bolsonaro utilizou, pelo menos, nove estratégias, tendo como base a ferramenta storytelling: o herói a ser combatido; formulação dos inimigos; coerência no desenvolvimento de sua história; a narrativa às avessas; único herói possível; a metáfora do capitão contra a violência; discurso transmidiático; estímulos sofisticados e a simbologia do verde e amarelo.

Publicado

2022-07-07

Como Citar

Matheus Pereira. (2022). Storytelling como Ferramenta de Discurso no Twitter: Uma Análise da Campanha Presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. Revista Comunicando, 11(2), e022011. https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.279