Chamada de Trabalhos para Secção Temática “As Novas Competências de Literacia para os Media e a Informação em Virtude dos Avanços da IA” | de 1 de setembro a 31 de outubro
Editoras temáticas: Ana Filipa Oliveira (Universidade Lusófona, Portugal) e Clarisse Pessôa (Universidade Europeia, Portugal)
Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas, incluindo a comunicação e os media. Desde algoritmos de recomendação até sistemas de criação de conteúdo automatizado, a IA está a transformar a forma como consumimos e produzimos informação. Estes avanços exigem uma reavaliação das competências de literacia para os media e a informação, que devem também englobar o acesso, compreensão crítica e interação consciente com as tecnologias baseadas em IA.
Efetivamente, a literacia para os media e a informação torna-se ainda mais fundamental num mundo onde a IA é omnipresente. As competências de literacia para os media e a informação englobam não apenas a capacidade de consumir e compreender a informação, mas também de pensar criticamente sobre a mesma e de produzir conteúdo de forma responsável e segura. A IA oferece inúmeras oportunidades para a sociedade, incluindo a verificação de conteúdo e a análise de grandes volumes de dados, o desenvolvimento de novas ferramentas educativas, e o apoio à criação e curadoria de conteúdo. Contudo, também apresenta desafios significativos tais como a disseminação e amplificação de desinformação, as bolhas de filtro e eco chambers, questões éticas relacionadas com a privacidade e a segurança dos dados e a dependência tecnológica. Assim, evidencia-se a urgência de os cidadãos estarem mais bem preparados e equipados para (sobre)viver nesta nova realidade multimediática, tirando o melhor partido das suas oportunidades e atuando de forma segura e ética.
Esta secção temática da Revista Comunicando, com o título "As Novas Competências de literacia para os media e a informação em Virtude dos Avanços da IA", pretende explorar como a IA está a contribuir para a redefinição das competências de literacia para os media e a informação e como os cidadãos, educadores e profissionais podem preparar-se para estas mudanças. Esta secção está aberta a artigos que ofereçam análises teóricas, estudos de caso, metodologias inovadoras e experiências práticas relacionadas com o tema. Está igualmente aberta à receção de entrevistas, recensões e relatos de experiências.
Os tópicos de interesse para esta secção incluem, mas não se limitam a:
- Impacto da IA na literacia para os media e a informação: como as tecnologias de IA estão a mudar as competências necessárias para a literacia para os media e a informação
- Educação e formação: estratégias e metodologias para ensinar competências de literacia para os media e a informação num mundo impulsionado pela IA
- Análise crítica da informação: ferramentas e abordagens para analisar e avaliar informações geradas por sistemas de IA
- Ética e IA nos media: considerações éticas sobre o uso de IA na criação e disseminação de conteúdo mediático
- Tecnologias emergentes: etudos de caso sobre novas tecnologias de IA e o seu impacto na comunicação e nos media
- IA e desinformação: o papel da IA na disseminação de desinformação e como combatê-la
- Interação humano-IA: experiências e perceções dos utilizadores ao interagir com sistemas de IA em contextos mediáticos
- Inclusão e exclusão digital: como diferentes grupos da sociedade (incluindo os mais vulneráveis) beneficiam ou são prejudicados pelas tecnologias de IA
Os trabalhos da secção temática serão publicados entre janeiro e julho de 2025, em edição contínua.
Todos os trabalhos são submetidos a um processo de revisão duplamente cega por pares. Não há taxas de publicação (taxas de processamento de artigos ou APCs) associadas.
Período de envio dos textos integrais: 1 de setembro a 31 de outubro de 2024
Línguas: português, inglês ou espanhol
Secções: artigos, entrevistas, recensões e relatos de experiência
Diretrizes de submissão: https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/about/submissions
Para mais informações, contacte: revistacomunicando[at]gmail.com