Nova chamada da Revista Comunicando para secção especial – Comunicação Política

2022-09-01

Chamada de trabalhos sobre “Comunicação Política”.

A Revista Comunicando convida a comunidade científica a submeter trabalhos sobre “Comunicação Política” até dia 15 de novembro de 2022. Esta secção tem como intenção abranger as temáticas que analisam as relações entre comunicação e política, partindo do papel central que a comunicação assume na transformação da sociedade. Procura-se compreender as diversas interfaces que consolidam a comunicação como construção política e refletir sobre o papel da comunicação na estruturação da realidade contemporânea. 

A secção temática está aberta à receção de artigos e recensões voltados a diferentes tópicos neste domínio, não excluindo outros também adequados, entre os quais se incluem:

  • comunicação eleitoral (comunicação e estratégia política; mediação tecnológica e processos eleitorais; desinformação);
  • novos movimentos sociais e de contestação política (a comunicação em movimentos sociais; iniciativas cívicas; fortalecimento dos processos democráticos);
  • opinião pública, agenda setting, framing, espiral do silêncio;
  • retórica política dos candidatos e das instituições,
  • questões e problemas da participação na era digital;
  • teoria política na era digital: questões epistemológicas, teóricas e metodológicas;
  • discursos políticos e políticas sobre a comunicação;
  • outros tópicos relacionados com a temática e não sugeridos nesta lista;

 

O dossiê temático contará com os editores convidados e atuais coordenadores do Grupo de Trabalho de Comunicação e Política da Sopcom, Ricardo Morais e Samuel Mateus.

Lembramos que se encontra igualmente aberta a chamada permanente de manuscritos para incluir a secção Varia da Revista Comunicando.

Os artigos da secção temática serão publicados entre janeiro e junho de 2023, em edição contínua.

As submissões devem ser realizadas por meio da plataforma OJS da Revista Comunicando.