Chamada de Trabalhos para Secção Temática “As Novas Competências de Literacia para os Media e a Informação em Virtude dos Avanços da IA” | de 1 de setembro a 31 de outubro

2024-06-25

Editoras temáticas: Ana Filipa Oliveira (Universidade Lusófona, Portugal) e Clarisse Pessôa (Universidade Europeia, Portugal)


Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas, incluindo a comunicação e os media. Desde algoritmos de recomendação até sistemas de criação de conteúdo automatizado, a IA está a transformar a forma como consumimos e produzimos informação. Estes avanços exigem uma reavaliação das competências de literacia para os media e a informação, que devem também englobar o acesso, compreensão crítica e interação consciente com as tecnologias baseadas em IA.

Efetivamente, a literacia para os media e a informação torna-se ainda mais fundamental num mundo onde a IA é omnipresente. As competências de literacia para os media e a informação englobam não apenas a capacidade de consumir e compreender a informação, mas também de pensar criticamente sobre a mesma e de produzir conteúdo de forma responsável e segura. A IA oferece inúmeras oportunidades para a sociedade, incluindo a verificação de conteúdo e a análise de grandes volumes de dados, o desenvolvimento de novas ferramentas educativas, e o apoio à criação e curadoria de conteúdo. Contudo, também apresenta desafios significativos tais como a disseminação e amplificação de desinformação, as bolhas de filtro e eco chambers, questões éticas relacionadas com a privacidade e a segurança dos dados e a dependência tecnológica.  Assim, evidencia-se a urgência de os cidadãos estarem mais bem preparados e equipados para (sobre)viver nesta nova realidade multimediática, tirando o melhor partido das suas oportunidades e atuando de forma segura e ética. 

Esta secção temática da Revista Comunicando, com o título "As Novas Competências de literacia para os media e a informação em Virtude dos Avanços da IA", pretende explorar como a IA está a contribuir para a redefinição das competências de literacia para os media e a informação e como os cidadãos, educadores e profissionais podem preparar-se para estas mudanças. Esta secção está aberta a artigos que ofereçam análises teóricas, estudos de caso, metodologias inovadoras e experiências práticas relacionadas com o tema. Está igualmente aberta à receção de entrevistas, recensões e relatos de experiências.

Os tópicos de interesse para esta secção incluem, mas não se limitam a:

  • Impacto da IA na literacia para os media e a informação: como as tecnologias de IA estão a mudar as competências necessárias para a literacia para os media e a informação
  • Educação e formação: estratégias e metodologias para ensinar competências de literacia para os media e a informação num mundo impulsionado pela IA
  • Análise crítica da informação: ferramentas e abordagens para analisar e avaliar informações geradas por sistemas de IA
  • Ética e IA nos media: considerações éticas sobre o uso de IA na criação e disseminação de conteúdo mediático
  • Tecnologias emergentes: etudos de caso sobre novas tecnologias de IA e o seu impacto na comunicação e nos media     
  • IA e desinformação: o papel da IA na disseminação de desinformação e como combatê-la     
  • Interação humano-IA: experiências e perceções dos utilizadores ao interagir com sistemas de IA em contextos mediáticos     
  • Inclusão e exclusão digital: como diferentes grupos da sociedade (incluindo os mais vulneráveis) beneficiam ou são prejudicados pelas tecnologias de IA     

 

Os trabalhos da secção temática serão publicados entre janeiro e julho de 2025, em edição contínua.

 

Todos os trabalhos são submetidos a um processo de revisão duplamente cega por pares. Não há taxas de publicação (taxas de processamento de artigos ou APCs) associadas.

 

Período de envio dos textos integrais: 1 de setembro a 31 de outubro de 2024

Línguas: português, inglês ou espanhol

Secções: artigos, entrevistas, recensões e relatos de experiência

Diretrizes de submissão: https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/about/submissions

 

Para mais informações, contacte: revistacomunicando[at]gmail.com