Chamada de Trabalhos para Secção Temática “Verdes anos do jornalismo” | De 1 de abril a 10 de junho

2024-03-16

Editores temáticos: João Miranda (Universidade de Coimbra), José Nuno Matos (Universidade Nova de Lisboa) e Alexandra Figueira (Universidade Lusófona)

Nas últimas décadas, o jornalismo tem sido abalado por uma série de transformações de natureza tecnológica, social, cultural e económica que implicam renovados desafios não apenas para os projetos editoriais e para os profissionais, como também para a sustentabilidade do papel e do lugar do jornalismo na sociedade. 

Situados na encruzilhada entre conceções tradicionais da identidade e dos valores profissionais e uma redefinição do ambiente comunicacional, económico e tecnológico em que atuam, os jovens jornalistas e os candidatos à profissão tendem a ser afetados de forma particular pelas repercussões deste novo paradigma. Por um lado, perante um contexto sociolaboral que acentua marcas de instabilidade e de precarização, vêem-se obrigados a enfrentar uma complexa negociação entre o seu quadro de motivações e de expetativas relativamente à atividade profissional, e a desilusão ou incerteza sobre o futuro do jornalismo. Por outro lado, são encarados pelos responsáveis editoriais e pelos restantes profissionais como agentes de mudança e de inovação no âmbito das redações e da indústria das notícias. De forma particular, esta última circunstância não pode ser dissociada de uma renovação do ecossistema mediático, que desvenda também novas possibilidades de produção e distribuição de notícias, novos formatos de jornalismo ou novas oportunidades e modelos de negócio. Ao mesmo tempo que esta nova conjuntura poderá contribuir para um alargamento ou redefinição das fronteiras da profissão, tenderá também a colocar em causa modos consolidados de ingresso na atividade profissional.

Este novo paradigma representa, igualmente, uma série de desafios para o ensino do jornalismo, suscitando novos debates e novas preocupações.

 

A secção temática da Revista Comunicando intitulada “Verdes anos do jornalismo” pretende contribuir para o debate sobre as diferentes dimensões que aqui se articulam. A secção temática está aberta à receção de artigos, entrevistas, recensões e relatos de experiências voltados a diferentes tópicos neste domínio, não excluindo outros também adequados, entre os quais se incluem:

  • Ensino do jornalismo
  • Acesso à profissão jornalística
  • Estágios e outros modos de ingresso na atividade
  • Condições de trabalho e emprego de jovens jornalistas
  • Expectativas e valores relativos à profissão
  • Novos modelos e novas práticas de jornalismo
  • Relação do jornalismo com outros domínios profissionais
  • As fronteiras do jornalismo
  • Novas rotinas de produção
  • Outros jornalismos em emergência
  • Novas definições de jornalismo
  • Constrangimentos ao exercício do jornalismo

 

Os trabalhos da secção temática serão publicados entre julho e dezembro de 2024, em edição contínua.

Todos os trabalhos são submetidos a um processo de revisão duplamente cega por pares. Não há taxas de publicação (taxas de processamento de artigos ou APCs) associadas.

 

Período de envio dos textos integrais: 1 de abril a 10 de junho de 2024

Línguas: português, inglês ou espanhol

Secções: artigos, entrevistas, recensões e relatos de experiência

Diretrizes de submissão: https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/about/submissions

Para mais informações, contacte: revistacomunicando[at]gmail.com