Imagens da Pandemia no Instagram: Um Estudo de Caso do Perfil covidphotobrazil
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i1.59Palavras-chave:
Covid-19, Fotografia Digital, Instagram, Brasil, Representação FotográficaResumo
Objetiva-se neste artigo discutir o papel central da fotografia digital como mídia provocadora de reflexões, discussões, debates, e, possivelmente, de empatia. Pretende-se analisar a função social da investigação fotográfica durante a pandemia da Covid-19 no Brasil pela plataforma do Instagram. Para a seleção das imagens, escolhemos seis fotografias feitas no Brasil, cujos personagens são mulheres periféricas. As imagens foram publicadas no perfil @covidphotobrazil, que cataloga e compartilha imagens sobre a pandemia, feitas por diferentes autores e em diferentes regiões. A análise foi feita à luz de discussões sobre as dimensões da iconologia e da iconografia de Panofsky (2012) e adaptadas à fotografia por Kossoy (1999). Como resultados verificamos que as fotografias são convites à reflexão sobre a realidade da pandemia de Covid-19 no Brasil, mas limitadas como fontes históricas se analisadas apenas a partir de sua iconografia. Assim, considera-se de extrema importância o papel da ciência social que investiga os dados e as informações que contextualizam as imagens em um lugar na história contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Comunicando - Os novos caminhos da comunicação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.