A Comunicação Pública, a Educação e as Novas Narrativas Infantojuvenis em Tempos Pandêmicos: Uma Análise Sobre a Aula do Presidente de Portugal aos Jovens de seu País
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.58Palabras clave:
Comunicação, Educação, Cidadania, COVID-19, Novas NarrativasResumen
Este artigo propõe analisar a iniciativa do Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, que deu uma aula para crianças e adolescentes até 16 anos sobre as dez lições primordiais da pandemia de COVID-19. A discussão teórica é baseada na importância da comunicação pública e da educação, enquanto expressões do direito à comunicação, para uma formação cidadã solidária e terrena, sob o viés das metodologias de revisão bibliográfica e discussão teórica, a fim de termos subsídios para analisar o discurso do Presidente. Para isso, passamos por um breve histórico sobre direitos infantojuvenis, com enfoque na Doutrina de Proteção Integral. Na sequência, discorremos sobre o direito à comunicação e sua interface com a educação. E, assim, descrevemos os ensinamentos do Presidente de Portugal e construímos a sua análise a partir da importância da comunicação pública de qualidade e da educação voltada para a paz e direitos humanos como saídas para o enfrentamento das incertezas que marcam nossos tempos pandêmicos. Por fim, entendemos, a partir do histórico e da discussão apresentados, que estão sendo tecidas novas narrativas sobre a infância e a adolescência, notadamente quando vemos a importância da iniciativa de Rebelo de Sousa ao priorizar os jovens, contribuindo para seu protagonismo. Embora façamos a ressalva de que isto deve ser prioridade de todos os governantes, e não somente uma ação de oportunidade.
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