Empatia e Solidariedade: Estratégias de Comunicação de Marcas de Moda Cearenses no Instagram em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.44Palabras clave:
COVID-19, Instagram, Marcas, Comunicação EmpresarialResumen
Da primeira vez que ouviu-se falar de COVID-19 até o estabelecimento de um lockdown praticamente global não passou muito tempo. Uma crise sanitária que de imediato se refletiu na economia, mudando a forma de conduzir negócios e forçando empresas a se adaptarem aos novos cenários que agora dependiam massivamente de plataformas virtuais para continuarem existindo. A indústria da moda sofreu grandes impactos com o fechamento de lojas físicas e uma queda vertiginosa na demanda de produtos considerados não essenciais. Em contrapartida, o uso de redes sociais só aumentava com a maior parte da população mundial confinada em suas casas. O Instagram apresentava picos de tráfego jamais vistos. Este artigo objetiva analisar, por meio de estudo de caso, as condutas comunicacionais no Instagram de três marcas de moda cearenses durante a crise: Parko, Água de Coco e Catarina Mina. A escolha da amostra deve-se aos posicionamentos mercadológicos diversos das marcas. Utilizou-se como metodologia a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977) e para métricas do Instagram e cruzamento de dados estatísticos das marcas o trabalho de Betina Hollstein (2011). Observou-se que a comunicação em tempos de crise deve possuir uma natureza solidária respondendo com rapidez e transparência a seus stakeholders. Empatia foi a palavra de ordem que prevaleceu frente a interesses comerciais. As marcas pesquisadas mudaram radicalmente as linhas editoriais e aplicaram tais critérios em postagens, mesmo que, quantitativamente, as principais inserções ainda fossem de natureza promocional.
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