A avaliação 360º e a comunicação das chefias: onde se cruzam?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.205

Palabras clave:

Comunicação organizacional, Comunicação de Chefias, Avaliação de Desempenho, Avaliação 360º

Resumen

A comunicação organizacional e a avaliação de desempenho podem constituir-se como práticas estratégicas muito importantes para o desenvolvimento profissional dos membros da organização e, consequentemente, para a eficácia organizacional. Nos últimos anos tem vindo a desenvolver-se um tipo de avaliação de desempenho específico designado por avaliação 360º. Este método avaliativo possibilita uma maior variedade de perspetivas, quando comparado com a avaliação tradicional/top-down (i.e., apenas a chefia avaliar os subordinados). Sabe-se que este tipo de avaliação tende a ser aplicado em organizações mais democráticas e poderá ser responsável por um maior diálogo entre os atores organizacionais. O presente artigo procura perceber qual poderá ser o papel da avaliação 360ºno âmbito da comunicação organizacional e qual o tipo de comunicação adotado pelas chefias, aquando da aplicação da avaliação 360º.A revisão de literatura elaborada permitiu apreender que a realização da avaliação 360ºpode estar relacionada com uma comunicação de suporte por parte das chefias, ao invés da adoção de uma comunicação defensiva, contribuindo para uma maior confiança e uma voz mais ativa dos colaboradores. Este estudo, apesar de exploratório constitui-se como inovador, pois aborda temáticas ainda pouco exploradas na literatura. Em termos práticos, a reflexão sobre estes temas poderá ser útil para incrementar práticas avaliativas e comunicativas mais eficazes.

Publicado

2016-07-30

Cómo citar

Mourão, R. M. ., Miranda, S. ., & Gonçalves, G. (2016). A avaliação 360º e a comunicação das chefias: onde se cruzam?. Revista Comunicando, 5(1), 182–202. https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.205