Acesso aos novos media e competências infocomunicacionais em três gerações familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.139

Palavras-chave:

novos media, competências infocomunicacionais, gerações familiares, meio rural português

Resumo

A utilização dos novos media não se faz sem que o indivíduo recorra a competências específicas que lhe permitam retirar deles o melhor resultado possível, ainda que este varie de pessoa para pessoa. Atualmente, as competências ou literacias necessárias são cada vez mais diversas e complexas, associadas a fatores sociais, tecnológicos, económicos e outros. Para além disso, considerando a multiplicidade de dimensões, o próprio conceito deverá, agora, ser utilizado no plural uma vez que assume contornos variados, com múltiplas competências a ele associadas.

Analisando a utilização de novos media por três gerações familiares (1.151 inquéritos por questionário), verifica-se que as competências variam de geração para geração, mas, igualmente, de media para media. A utilização mais ou menos frequente, a motivação para essa utilização, bem como a localização geográfica e a condição socioprofissional são fatores que promovem o desenvolvimento, ou não, de literacias digitais.

O objetivo deste artigo será refletir sobre a forma como três gerações – avós, pais e filhos –, residentes no meio rural português, utilizam os novos media e, partindo daí, compreender que competências infocomunicacionais julgam deter e que diferenças existem entre as gerações.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Melro, A., & Oliveira, L. (2013). Acesso aos novos media e competências infocomunicacionais em três gerações familiares . Revista Comunicando, 2(1), 173–188. https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.139