Acesso aos novos media e competências infocomunicacionais em três gerações familiares
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.139Palavras-chave:
novos media, competências infocomunicacionais, gerações familiares, meio rural portuguêsResumo
A utilização dos novos media não se faz sem que o indivíduo recorra a competências específicas que lhe permitam retirar deles o melhor resultado possível, ainda que este varie de pessoa para pessoa. Atualmente, as competências ou literacias necessárias são cada vez mais diversas e complexas, associadas a fatores sociais, tecnológicos, económicos e outros. Para além disso, considerando a multiplicidade de dimensões, o próprio conceito deverá, agora, ser utilizado no plural uma vez que assume contornos variados, com múltiplas competências a ele associadas.
Analisando a utilização de novos media por três gerações familiares (1.151 inquéritos por questionário), verifica-se que as competências variam de geração para geração, mas, igualmente, de media para media. A utilização mais ou menos frequente, a motivação para essa utilização, bem como a localização geográfica e a condição socioprofissional são fatores que promovem o desenvolvimento, ou não, de literacias digitais.
O objetivo deste artigo será refletir sobre a forma como três gerações – avós, pais e filhos –, residentes no meio rural português, utilizam os novos media e, partindo daí, compreender que competências infocomunicacionais julgam deter e que diferenças existem entre as gerações.
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