The Influence of the Media on a Leader's Image During the COVID-19 Pandemic: The Case of Admiral Gouveia e Melo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i1.372

Keywords:

Admiral Gouveia e Melo, Media, Leadership, Pandemic, COVID-19

Abstract

The media plays a pivotal role in disseminating information in contemporary society. In this regard, the undeniable influence of the media on a leader's image, particularly in times of crisis, is evident. This article aims to comprehensively analyze this influence, especially, through the analysis of the perceptions of the participants in this study, both military and civilian, of Admiral Gouveia e Melo's image, who spearheaded the task force responsible for the vaccination campaign in Portugal during the COVID-19 pandemic. Data collection involved a record of the number of searches and posts on social networks (Google Trends and BuzzSumo) and a questionnaire (n=456). The results indicate that Admiral’s perception as a leader was influenced by multiple factors, such as his military background and the communication strategies he utilized. Furthermore, the nature of the news coverage and the way the media portrayed Admiral Gouveia e Melo also positively influenced his image. Concurrently, despite the younger demographic's preference for the internet, television played a significant role in understanding Admiral Gouveia e Melo's role during the pandemic. Furthermore, numerous digital contents were published about the Admiral, generating significant interest from the general public and contributing to the construction of this personality's image.

Author Biographies

Patrícia Bacalhau, Academia Militar Portuguesa, Lisbon, Portugal

Patrícia Bacalhau é farmacêutica militar, chefe da Repartição de Concursos e Contratos pertencente à Divisão de Compras e Contratação da Direção de Logística Farmacêutica do Laboratório Nacional do Medicamento. Em 2017 concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e em 2020 concluiu uma pós-graduação em marketing digital, no Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é doutoranda em Ciências Farmacêuticas, na área de Sócio Farmácia, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A sua atividade é centrada na aquisição de medicamentos para o armazém logístico do Laboratório Nacional do Medicamento, e produtos de apoio convencionados para os deficientes das forças armadas, avaliando as suas especificações técnicas.

Raquel Paulino, Academia Militar Portuguesa, Lisbon, Portugal

Raquel Paulino é farmacêutica militar, chefe na Secção de Farmácia e responsável pela matéria de proteção de dados pessoais no Centro de Saúde Militar de Coimbra. Em 2020 concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Atualmente a sua atividade é centrada na aquisição e gestão de medicamentos e dispositivos médicos para o funcionamento do Centro de Saúde Militar de Coimbra.

Sandra Almeida, Academia Militar Portuguesa, Lisbon, Portugal

Sandra Almeida concluiu, em 2001, a Licenciatura em Psicologia Clínica pela Universidade Lusófona. Em 2006, terminou o Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Profissional na Universidade de Évora e em 2014 concluiu o Doutoramento em Psicologia do Trabalho e das Organizações, na Universidade de Évora. Em 2020 iniciou o Doutoramento em Ciências Militares no Instituto Universitário Militar. Atualmente é psicóloga na Secção de Apoio Psicopedagógico da Academia Militar e docente de Psicossociologia das Organizações, Gestão de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho e Competências e Stress, Conflito e Negociação. É formadora no programa “Leadershinp in Communication – IMLA”, no âmbito do Leader of the Strategic Partnership Project – General Tadeusz Kosciuszko Military University of Land Forces, formadora dos cursos de liderança na Academia Militar e investigadora nos projetos Desenvolvimento de um programa de Resiliência no Ensino Superior, Literacia no Ensino Superior e Resilience Training + and Leader Developement do Centro de Investigação da Academia Militar.

Renato Pessoa dos Santos, Academia Militar Portuguesa, Lisbon, Portugal

Renato Pessoa dos Santos é oficial do exército português e psicólogo clínico (CP14422). Em 1996 licenciou-se em Ciências Militares – Especialidade de Infantaria na Academia Militar Portuguesa e fez uma segunda licenciatura em Ciências Psicológicas na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Nesta mesma faculdade terminou, em 2011, o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica Sistémica e em 2019, o Doutoramento em Psicologia da Família. Atualmente é doutorando em ciências militares no Instituto Universitário Militar. É chefe da Secção de Apoio Psicopedagógico, docente militar da unidade curricular Ética e Liderança e diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento de Liderança na Academia Militar Portuguesa. Foi e é investigador e diretor de vários projetos de investigação do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar, dos quais se destacam o Projeto Resilience Training+ and Leader Development e o Programa Intensivo de Comunicação no Processo de Liderança.

Published

2024-06-14

How to Cite

Bacalhau, P., Paulino, R., Almeida, S., & Santos, R. P. dos. (2024). The Influence of the Media on a Leader’s Image During the COVID-19 Pandemic: The Case of Admiral Gouveia e Melo. Revista Comunicando, 13(1), e024003. https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i1.372