TikTok Virou Bailão? A Disseminação do Funk na Plataforma TikTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.294

Palavras-chave:

TikTok, Digital Consumption, Funk, Digital Platforms

Resumo

Este artigo busca analisar a propagação do funk por meio da plataforma TikTok. Com o intuito de compreender as dinâmicas do aplicativo e como esse recurso serve de estratégia para a divulgação do gênero musical, foi utilizada a técnica de estudo de casos múltiplos, analisando duas músicas ‘Oh Nanana’, do Bonde R300, e ‘Tudo no Sigilo’, do Vytinho NG com a participação de MC Bianca. As canções selecionadas pertencem a uma lista de maio de 2020 do Portal Rolling Stone, que indicou sete músicas brasileiras que, na época, eram virais no TikTok. Dessas, foram escolhidas dois funks. Os resultados obtidos atestam a relevância da plataforma para a propagação do funk no país. As affordances da plataforma unem recursos de edição, músicas, coreografias e desafios como uma maneira de facilitar a produção de conteúdo criativo dos indivíduos. Essas materialidades são responsáveis por facilitar as práticas de engajamento que servem de estratégia para ampliar a presença de músicas no TikTok.

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Letícia Prior Breda, & Valiati, V. A. D. (2022). TikTok Virou Bailão? A Disseminação do Funk na Plataforma TikTok. Revista Comunicando, 11(2), e022019. https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.294