A construção de significação através da emoção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.128

Palavras-chave:

Emoção, sofrimento, simulação, evasão

Resumo

Os media, enquanto extensões dos sentidos humanos, exacerbam as emoções e contribuem para que estas se tornem experiências coletivas. É através dos media que nos concedemos ao outro, pondo a nu o nosso sofrimento e observando a dor alheia. Procuramos esta exteriorização dos sentimentos como forma de evasão do mundo real, mas também porque é pela socialização que o sentir se torna efetivo. A cultura da simulação (Baudrillard, 1992) proporcionada pelos media permite um alheamento de si mesmo, que surge como uma necessidade e contribui para a noção de sociedade como uma junção de emoções. Recorremos à desgraça alheia e é apenas neste olhar sobre o sofrimento dos outros que nos reconhecemos como semelhantes, na inevitabilidade da condição humana que é a morte.

Neste artigo, vamos olhar para as notícias de saúde publicadas durante o mês de Novembro de 2012 no Jornal de Notícias e que usam o cidadão comum ou paciente como fonte de informação. É este o mote para um debate sobre a construção de significação através da emoção, representada através do olhar sobre o sofrimento dos outros.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Araújo R., & Lopes, F. (2013). A construção de significação através da emoção . Revista Comunicando, 2(1), 16–26. https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.128