Infotenimento no Jornalismo: O Espetáculo na Apresentação da Revista Eletrônica “Fantástico”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.287

Palavras-chave:

Midiatização, Comunicação, Espetáculo

Resumo

Com o avanço dos meios midiáticos, a televisão passou a ser uma nova fábrica de espetáculos e com o invento de novas tecnologias, a comunicação de massa ganhou uma nova forma e um novo grupo social que passa a ser fascinado por elementos que criam harmonia a todo o conteúdo. Para acompanhar tal tendência, alguns produtos jornalísticos passaram a se reinventar com o INFOtenimento. Este trabalho, portanto, tem o objetivo de demonstrar como o espetáculo está presente na apresentação do Fantástico, exibido semanalmente pela Rede Globo. A abordagem será feita a partir da análise descritiva de duas apresentações de reportagem, na intenção de mostrar como o produto jornalístico passa a se apresentar em forma de espetáculo, com direito a informação, trilha sonora, cenário atrativo e apresentadores que dão vida às reportagens. A conclusão é de que o programa atende à fome de informação e de entretenimento do espectador, ainda que em matérias hard news.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

Souza, T. P. de ., Coelho, E. L. P. ., Padilha, D. C. M. ., & André Manteufel Ferreira. (2022). Infotenimento no Jornalismo: O Espetáculo na Apresentação da Revista Eletrônica “Fantástico”. Revista Comunicando, 11(2), e022020 . https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.287