Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra publicação. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Não apresenta nomes e vínculos institucionais no artigo, assegurando a revisão cega por pares.
  • Segue o estilo APA (7.ª edição), orientando-se sumariamente pelos seus princípios.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word e não ultrapassem 2MB.
  • Quando disponíveis, são fornecidos URLs para as referências.

Instruções para Autores

Os trabalhos propostos à Revista Comunicando devem ser submetidos eletronicamente após realização de registo na plataforma OJS.

A submissão implica a aceitação das normas de publicação e o cumprimento dos deveres dos/as autores/as.

 

Os textos devem ser originais, não podendo ter sido já publicados nem estar em avaliação noutras publicações.

 

Secções: Artigos, Entrevistas, Recensões e Relatos de Experiência

 

Línguas de publicação: Português, Inglês ou Espanhol

Todos os artigos, entrevistas e relatos de experiência, independentemente da língua em que forem redigidos, devem apresentar título, resumo e palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol). A primeira apresentação do resumo e palavras-chave deve ser feita na língua original do trabalho, seguida dos mesmos elementos traduzidos nos demais idiomas. As recensões devem apresentar o título nos três idiomas.

 

DIMENSÃO

Os artigos, entrevistas e relatos de experiência devem ter entre 5.000 e 8.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave, notas de rodapé e referências.

As recensões devem ter entre 1.500 e 3.000 palavras, incluindo título, notas de rodapé e referências.

 

FORMATAÇÃO

  • Tipo de letra: Arial
  • Título: tamanho 14, negrito, alinhado à esquerda, e espaçamento entre linhas 1,15
  • Resumo: deve ser claro, sucinto e explicar os objetivos pretendidos, procurando justificar a sua importância. Deve explicitar os principais procedimentos adotados e os resultados mais expressivos. Deve ter até 250 palavras, tamanho 10, justificado, e espaçamento entre linhas 1,0
  • Palavras-chave: entre 3 a 5, tamanho 10, justificado, espaçamento entre linhas 1,0, e separadas por ponto e vírgula
  • Abstract/resúmen e keywords/palabras-clave: devem seguir as mesmas especificações do resumo e palavras-chave
  • Entretítulos: tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento entre linhas de 1,5, sem avanço de parágrafo
  • Conteúdo do texto: tamanho 12, margens justificadas, espaçamento entre linhas 1,5, com avanço de 1,25 cm a cada parágrafo
  • Notas de rodapé: devem estar inseridas informações acessórias. As notas de rodapé não devem ser utilizadas para introduzir referências bibliográficas. Devem ter tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,0, justificado
  • Referências: tamanho 11, espaçamento entre linhas 1,15, e um parágrafo em branco entre cada referência
  • Tabelas: devem ser enviadas em formato editável
  • Imagens e gráficos: devem ser enviados no corpo do texto e em arquivos separados, no formato .jpg e com resolução mínima de 300 dpi

 

NORMAS DE ESTILO

A Revista Comunicando segue as normas de referenciação bibliográfica da APA (7º edição).

Citações e Referências Bibliográficas no Corpo do Texto 

  • Todas as citações devem ser traduzidas para a língua em que o texto está redigido. Não se coloca em rodapé a versão original do trecho traduzido
  • As citações com menos de 40 palavras fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal e não em itálico
  • As citações com 40 ou mais palavras figuram são destacadas do corpo do texto, em tabulação recuada, letra um ponto inferior e sem aspas
  • As referências bibliográficas relativas às citações incorporadas seguem o seguinte formato: (Lemos, 2020, p. 120)
  • Não se usam expressões como idem, ibidem, apud, op. cit…

Lista de Referências Bibliográficas

A Revista Comunicando rege-se pela APA 7. Apresentam-se de seguida alguns exemplos:

Martins, M. L. (2021). Pensar Portugal: A modernidade de um país antigo. UMinho Editora.

Mourão, M., Maneta, M., Dellarmelin, M. L., Oliveira, A. F., & Ricarte, E. (2022). Um guia para início de percurso nas ciências da comunicação: Breve nota sobre uma obra sempre em construção. In M. Mourão, M. Maneta, M. L. Dellarmelin, A. F. Oliveira, & E. Ricarte (Eds.), Rotas para a investigação em comunicação: Um guia de pensamento e prática para início de percurso (pp. 9-10). Edições Universitárias Lusófonas.

Noronha, E., Toniolo, B. P. ., Ricarte, É., Amorim, F., & Rego, L. (2020). Nota da equipa editorial. Revista Comunicando, 9(1), 6–8. https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.65

 

INFORMAÇÕES SOBRE OS/AS AUTORES/AS

Na submissão

Para assegurar a revisão cega, deve ser retirada qualquer identificação do documento. Ao submeter um artigo, entrevista, recensão ou relato de experiência à Revista Comunicando, os/as autores/as devem disponibilizar as seguintes informações na seção de metadados:

  1. nomes dos/as autores/as
  2. nota biográfica até 150 palavras com alguns dados curriculares dos/as autores/as. Deve ser apresentada a informação completa sobre a afiliação de todos os/as autores/as, incluindo o nome da instituição de origem a três níveis (niversidade, Faculdade e Departamento/Centro; cidade e país), moradas completas (incluindo rua, código postal, cidade e país), endereço electrónico e ORCID
  3. agradecimentos e financiamentos (opcional), identificando a entidade de financiamento

Os dados ficarão disponíveis na versão publicada do trabalho, pelo que, ao fornecê-los, os/as autores/as consentem a sua divulgação no número da Revista Comunicando.

No envio da versão final 

Após a confirmação final de publicação do trabalho, os/as autores/as devem apresentar o texto finalizado. Nesta última versão, o trabalho deve conter as informações que a seguir se descrevem.

Logo após o título (alinhado à direita, tamanho 11, espaçamento 1,15):

  • nomes dos/das autores/as 
  • afiliação institucional em três níveis (Universidade, Faculdade e Departamento/Centro, cidade e país). Escrever o nome das instituições por extenso e no idioma original. Em caso de língua não românica, escrever em inglês
  • ORCID 
  • endereço eletrónico 

No final do artigo, entrevista, recensão ou relato de experiência:

  • biografia (até 150 palavras) e endereço de morada institucional 
  • agradecimentos e financiamentos (opcional), identificando a entidade de financiamento
  • quando o trabalho tem mais do que um autor, incluir a contribuição individual de cada autor de acordo com os princípios consignados na metodologia denominada Contributor Roles Taxonomy (CRedit)

 

RESPONSABILIDADE DOS/AS AUTORES/AS

Os/as autores/as devem seguir as indicações da revista no que se refere às normas de publicação. O cumprimento dos princípios éticos relativos à publicação de trabalhos científicos como, por exemplo, a citação de fontes, a utilização de recursos gráficos que não sejam de autoria própria, entre outros, é da responsabilidade dos/as autores/as. Salienta-se ainda que, no caso das submissões em língua portuguesa, a Revista Comunicando se rege pelo novo acordo ortográfico, não ignorando as diferenças de ortografia que se registam entre os países de língua portuguesa, respeitando-se as particularidades de redação do português nas suas diversas variantes.

Os trabalhos que não estejam de acordo com as normas de publicação podem ser rejeitados.

As entrevistas devem ser acompanhadas de uma declaração de consentimento do entrevistado (quando este não é coautor da mesma), que deve validar a transcrição.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.