Republicanos e Democratas: quem tem Voz no Twitter? O caso das eleições presidenciais dos EUA em 2016
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v6i1.226Palabras clave:
Eleições presidenciais dos EUA, Twitter, republicanos, democratas, hashtagResumen
O Twitter tornou-se num espaço de deliberação política e confronto de posições, em tempo de eleições. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo primordial perceber qual a força política dos EUA – republicanos ou democratas – que possuiu uma maior voz no debate político que se desenrolou no Twitter, durante o período das eleições presidenciais no país, em 2016. À medida que tentamos decifrar esta questão, procuramos também compreender qual o poder que a hashtag possui na comunicação política no Twitter para cada perspetiva partidária. Para tal, foi recolhida e analisada uma base de dados composta por 4399 tweets. Nesta investigação, foi possível concluir que a presença dos republicanos se sobrepõe à dos democratas. No entanto, a verdadeira voz que se faz ouvir na rede é a do cidadão comum. Verificamos ainda que, no Twitter , a hashtag é muito mais do que uma agregadora de conteúdos, pois é também através desta ferramenta que os utilizadores expressam a sua posição política.
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