Repensar competências e habilidades para as novas gerações. Propostas para uma nova literacia mediática
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.121Palabras clave:
Literacia mediática, Novas gerações, Competências e habilidades, CidadaniaResumen
Com o presente trabalho propomo-nos contribuir para a reflexão sempre mais atual em torno da literacia mediática. Olhando para o novo contexto digital no qual estamos inseridos, focalizaremos a nossa atenção na emergência de uma nova literacia mediática que repense numa perspetiva mais ampla o conceito de competências digitais. Identificando as novas gerações como os primeiros, se bem que não únicos, destinatários deste processo, tentaremos delinear um conjunto de competências (competencies) e habilidades (skills) necessárias para o desenvolvimento de pessoas que operem na atual sociedade em rede como sujeitos críticos, criativos e participativos. Consequentemente, na exploração da natureza destas competências, analisaremos o papel que todos os atores sociais são chamados a desempenhar no novo paradigma educativo, e avançaremos algumas propostas operativas que pensamos que possam contribuir positivamente para uma nova literacia mediática.
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