Entre a escola e a família: um estudo em torno de práticas de educação para os media em Portugal

Autores

  • Simone Petrella Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5071-9713
  • Patrícia Silveira Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3837-584X
  • Clarisse Pessôa Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5070-6592
  • Amália Carvalho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Diana Pinto Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8169-3643

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.140

Palavras-chave:

Educação para os Media, Crianças, Escola, Família, Competências Mediáticas

Resumo

O presente artigo propõe refletir sobre a importância de atender à complementaridade entre os ambientes familiar e escolar, tendo em vista a promoção da Educação para os Media no contexto da infância. Num panorama de acentuada evolução tecnológica e de um contato quotidiano com conteúdos mediáticos por parte das crianças, é fundamental a criação de ferramentas e instrumentos que traduzam na prática, para a sociedade, os resultados e os conhecimentos teóricos das investigações académicas. Com efeito, a realidade portuguesa, quando comparada com outros países como o Canadá ou o Reino Unido, apresenta escassez de materiais que promovam a Literacia Mediática. Neste sentido, o nosso procedimento metodológico envolveu a recolha e análise da informação e das iniciativas desenvolvidas em Portugal e a realização de um modelo teórico que identifica as competências fundamentais para a formação de cidadãos críticos autónomos e participativos, representando assim uma proposta de leitura de Literacia Mediática. Partindo deste modelo e dos seus vários indicadores, riamos um manual de boas práticas em Educação para os Media: Tratar os media por tu, para crianças do 1o ao 3o ciclo. Este instrumento propõe várias atividades lúdicas, num formato próximo do jogo, que abrangem 25 temáticas relativas à Educação para os Media, entre as quais, o cyberbullying, o mundo das notícias, a blogosfera e a publicidade. O principal objetivo é promover a aquisição de competências críticas face aos media, tanto no contexto escolar como familiar, em situação de complementaridade.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Petrella, S., Silveira, P., Pessôa C., Carvalho, A., & Pinto, D. (2013). Entre a escola e a família: um estudo em torno de práticas de educação para os media em Portugal . Revista Comunicando, 2(1), 189–202. https://doi.org/10.58050/comunicando.v2i1.140