A infografia é jornalismo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.96

Palavras-chave:

Infografia, Jornalismo, Plataformas Digitais, Leitores

Resumo

Desde o início dos anos 80, com o jornal USA Today, que a infografia tem ganho destaque no jornalismo através do desenvolvimento de sistemas de informação/Tecnologias de Informação e Comunicação que potenciaram a informatização das redações tornando este processo mais facilitado. Atualmente, o processo em que o jornalismo se encontra de transição de paradigma torna a questão da definição e delimitação de conceitos imperativa, passando a ser a infografia uma das áreas com maior relevância nas discussões do campo jornalístico. A questão muitas vezes colocada pelos teóricos e profissionais da área centra-se na veracidade da afirmação "A infografia é jornalismo". Neste artigo, defende-se que a infografia agrega todas as características que fazem dela uma parte fundamental do jornalismo atual, e que nas plataformas digitais, esta forma de comunicar poderá constituir um elemento atrativo de atenção dos leitores. Neste sentido, suportamo-nos numa contextualização histórica e conceptual de infografia aplicada à imprensa e às plataformas digitais, alertando para a mais-valia da utilização da infografia nos ciberjornais.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Sousa, A. F. T. (2012). A infografia é jornalismo?. Revista Comunicando, 1(1), 43–56. https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.96