A infografia é jornalismo?
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.96Palavras-chave:
Infografia, Jornalismo, Plataformas Digitais, LeitoresResumo
Desde o início dos anos 80, com o jornal USA Today, que a infografia tem ganho destaque no jornalismo através do desenvolvimento de sistemas de informação/Tecnologias de Informação e Comunicação que potenciaram a informatização das redações tornando este processo mais facilitado. Atualmente, o processo em que o jornalismo se encontra de transição de paradigma torna a questão da definição e delimitação de conceitos imperativa, passando a ser a infografia uma das áreas com maior relevância nas discussões do campo jornalístico. A questão muitas vezes colocada pelos teóricos e profissionais da área centra-se na veracidade da afirmação "A infografia é jornalismo". Neste artigo, defende-se que a infografia agrega todas as características que fazem dela uma parte fundamental do jornalismo atual, e que nas plataformas digitais, esta forma de comunicar poderá constituir um elemento atrativo de atenção dos leitores. Neste sentido, suportamo-nos numa contextualização histórica e conceptual de infografia aplicada à imprensa e às plataformas digitais, alertando para a mais-valia da utilização da infografia nos ciberjornais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.