Influência Transmediática na Cobertura Televisiva da Covid-19 no Brasil: Estudo de Caso para Ampliação do Debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i2.95

Palavras-chave:

Telejornalismo transmedia, Narrativa jornalística transmediática, Informação transmedia

Resumo

O uso da narrativa transmedia ou storytelling (como é grafado em inglês) no jornalismo, além de corresponder a um modelo de negócio impulsionado pela convergência nos media contemporâneos, pode ser considerado um caminho para imersão do público no universo informativo. Em tempos de pandemia pela Covid-19, a cobertura telejornalística no Brasil reforça que o jornalismo não deve ser apenas declaratório, sendo insuficiente apenas investir em estatísticas e reportar estudos científicos ao redor do mundo. Neste sentido, a narrativa transmedia surge como uma provável proposta capaz de possibilitar a imersão do público nesta nova realidade pandémica. Este artigo busca levantar indícios e propõe refletir sobre o provável uso da narrativa transmedia no jornalismo televisivo, através da análise das reportagens do programa Fantástico, da Rede Globo de televisão, no primeiro mês da cobertura da Covid-19 no Brasil, entre os dias 15 de março e 5 de abril de 2020. Pretende-se, ainda, dissociar o uso desta narrativa no jornalismo e na ficção a fim de alargar o reconhecimento de sua aplicação no telejornalismo, além de apontar as mudanças na atuação dos repórteres e entrevistados na construção narrativa em tempos de pandemia.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Faria, C. E., & Andrade, J. G. . (2021). Influência Transmediática na Cobertura Televisiva da Covid-19 no Brasil: Estudo de Caso para Ampliação do Debate. Revista Comunicando, 10(2), 23–53. https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i2.95