Conteúdo 360º, Realidade Virtual e Jornalismo Imersivo: Uma Revisão Actual dos Média Utilizando estes Formatos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i1.66

Palavras-chave:

Jornalismo Imersivo, Realidade Virtual, Conteúdos 360º, Inovação, Jornalismo Local

Resumo

O formato multimédia 360º e a realidade virtual ajudam os jornalistas a levar a cobertura jornalística a outra dimensão, como alguns meios de comunicação social como o The New York Times, USA Today ou Euronews têm vindo a fazer. As novas narrativas estão a permitir uma transformação no acesso à informação, bem como um alargamento do público. No entanto, o boom que estes formatos sofreram desde 2014, impulsionado por gigantes tecnológicos como Google e Facebook, está a sofrer um impasse desde 2017, com poucas referências ainda a apostar nestas peças. Devido a isto, o estudo propõe uma visita aos meios de comunicação nacionais e internacionais que actualmente continuam a utilizar vídeos 360º e realidade virtual como método de informação, utilizando a metodologia qualitativa do estudo de caso. Verifica-se que tem havido um declínio significativo e que uma das causas pode ser a falta de alfabetização tecnológica sobre o assunto.

Biografia Autor

Pavel Sidorenko Bautista, Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad Francisco de Vitoria, Pozuelo de Alarcón, España

 

 

Publicado

2021-06-30

Como Citar

García Caballero, S., Sidorenko Bautista, P., & Herranz de la Casa, J. M. (2021). Conteúdo 360º, Realidade Virtual e Jornalismo Imersivo: Uma Revisão Actual dos Média Utilizando estes Formatos. Revista Comunicando, 10(1), 87–118. https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i1.66

Edição

Secção

Artigos