Um Ensaio Sobre Populismo e Redes Sociais Online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.5

Palavras-chave:

Populismo, Redes Sociais Online, Extrema-Direita

Resumo

Neste ensaio será abordado o modo como a atividade jornalística tem vindo a ser alvo de críticas por parte de líderes políticos populistas e o modo como a narrativa do “jornalista como inimigo” está associada à ascensão dos social media enquanto veículos da mensagem política populista. Além disso, serão também tecidas algumas considerações sobre a necessidade de regular estas plataformas online, de forma a combater fenómenos de desinformação e de propagação de fake news tantas vezes associados a lideranças populistas. Entre as conclusões do ensaio está o facto de a inexistência de escrutínio e do filtro jornalístico premiarem o surgimento de eleitores mal-informados ou pouco-esclarecidos e, por conseguinte, permitirem a ascensão de líderes políticos populistas cujas propostas e/ou ideais não são devidamente escrutinados junto da opinião pública. Esta reflexão torna-se particularmente pertinente se considerarmos que, em última instância, tais fenómenos poderão pôr em causa a vitalidade dos regimes democráticos e a realização de eleições livres e justas.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Maia, R. R. (2020). Um Ensaio Sobre Populismo e Redes Sociais Online. Revista Comunicando, 9(1), 279–299. https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.5