Um Ensaio Sobre Populismo e Redes Sociais Online
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.5Palavras-chave:
Populismo, Redes Sociais Online, Extrema-DireitaResumo
Neste ensaio será abordado o modo como a atividade jornalística tem vindo a ser alvo de críticas por parte de líderes políticos populistas e o modo como a narrativa do “jornalista como inimigo” está associada à ascensão dos social media enquanto veículos da mensagem política populista. Além disso, serão também tecidas algumas considerações sobre a necessidade de regular estas plataformas online, de forma a combater fenómenos de desinformação e de propagação de fake news tantas vezes associados a lideranças populistas. Entre as conclusões do ensaio está o facto de a inexistência de escrutínio e do filtro jornalístico premiarem o surgimento de eleitores mal-informados ou pouco-esclarecidos e, por conseguinte, permitirem a ascensão de líderes políticos populistas cujas propostas e/ou ideais não são devidamente escrutinados junto da opinião pública. Esta reflexão torna-se particularmente pertinente se considerarmos que, em última instância, tais fenómenos poderão pôr em causa a vitalidade dos regimes democráticos e a realização de eleições livres e justas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Comunicando - Os novos caminhos da comunicação.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.