O Índice de Confiança da População Brasileira na Imprensa — Entre os Anos de 2012 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i1.43Palavras-chave:
Índice de confiança na imprensa brasileira, Fake news, Mídias sociaisResumo
Este artigo investiga os níveis de confiança do brasileiro na imprensa a partir de dois questionamentos: Houve uma queda no nível de confiança do brasileiro na imprensa? Quais as mídias em que o brasileiro mais confia em 2020? Para a realização da pesquisa foi desenvolvido um estudo bibliográfico, complementado por uma análise interpretativa de pesquisas de opinião conduzidas desde 2012 pelo Instituto Datafolha. Observamos que a confiança na imprensa decresceu, atingindo o seu nível mínimo em 2018, ano eleitoral marcado por ataques à imprensa tradicional. Porém, em 2019, esse mesmo índice voltou a subir, atingindo níveis comparáveis ao primeiro ano desta análise, em 2012. A temática é relevante por abordar a comunicação no Brasil contemporâneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Comunicando - Os novos caminhos da comunicação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.