Estilo de Vida no Instagram: Um Olhar Crítico Multimodal Sobre o “Jornalismo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.399

Palavras-chave:

Estilo de Vida, Revista Digital, Jornalismo, Instagram, Multimodalidade

Resumo

Cada vez mais digital, o estilo de vida está a migrar para as redes sociais digitais. A rede social Instagram vem acolhendo mais contas em Portugal, em linha com uma aquisição relevante de smartphones, permitindo um acesso crescente e a possibilidade de produção de atividade. Este artigo inclui a apresentação de um estudo empírico sobre a página Instagram da revista digital NiT. Analisaram-se 173 publicações, com recurso à análise crítica do discurso multimodal, ambicionando compreendê-las enquanto textos que compreendem vários modos de produção de sentido e pormenorizadamente, assim como oferecer uma reflexão crítica sobre esta produção mediática e o conceito de “jornalismo de estilo de vida” (e.g., P. Cordeiro, 2019; Hanusch, 2012; Jorge, 2007; Perreault & Hanusch, 2024). Partindo da noção de que os textos produzem e reproduzem complexos comunicativos mais amplos, sob determinados contextos, ou seja, discursos, destacam-se os seguintes: a comodificação do estilo de vida, o alcance pessoal neoliberal, a atração estratégica multimodal, a estrangeirização do estilo de vida, a evocação da memória cultural e a incorporação digitalizada de tendências. Através desta revista e das suas publicações no Instagram, depreende-se ainda que as fronteiras entre o entretenimento e o jornalismo transparecem estar cada vez mais diluídas, incluindo a dependência subtil da publicidade.

Biografia Autor

Pedro Eduardo Ribeiro, Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Braga, Portugal

Pedro Eduardo Ribeiro é estudante de doutoramento de ciências da comunicação, na Universidade do Minho, e investigador doutorando do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com ênfase na produção sociossemiótica e discursiva de revistas de estilo de vida (https://doi.org/10.54499/UI/BD/151164/2021). Tendo publicado vários artigos em revistas científicas e apresentando trabalhos de investigação em eventos científicos, debruça-se, essencialmente, sobre as dimensões multimodal e crítica de revistas e jornais, em versões impressa e digital e no digital, com especial atenção sobre publicações de redes sociais e primeiras páginas. Discute usualmente identidade, identidades e formas identitárias, dinâmicas transmédia ou representações socioculturais, históricas e de género, considerando vários contextos. No âmbito do seu mestrado, ocasionalmente, desenvolveu investigação sobre comunicação organizacional.

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Ribeiro, P. E. (2024). Estilo de Vida no Instagram: Um Olhar Crítico Multimodal Sobre o “Jornalismo”. Revista Comunicando, 13(2), e024011. https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.399

Edição

Secção

Secção Temática. Artigos