Estilo de Vida no Instagram: Um Olhar Crítico Multimodal Sobre o “Jornalismo”
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.399Palavras-chave:
Estilo de Vida, Revista Digital, Jornalismo, Instagram, MultimodalidadeResumo
Cada vez mais digital, o estilo de vida está a migrar para as redes sociais digitais. A rede social Instagram vem acolhendo mais contas em Portugal, em linha com uma aquisição relevante de smartphones, permitindo um acesso crescente e a possibilidade de produção de atividade. Este artigo inclui a apresentação de um estudo empírico sobre a página Instagram da revista digital NiT. Analisaram-se 173 publicações, com recurso à análise crítica do discurso multimodal, ambicionando compreendê-las enquanto textos que compreendem vários modos de produção de sentido e pormenorizadamente, assim como oferecer uma reflexão crítica sobre esta produção mediática e o conceito de “jornalismo de estilo de vida” (e.g., P. Cordeiro, 2019; Hanusch, 2012; Jorge, 2007; Perreault & Hanusch, 2024). Partindo da noção de que os textos produzem e reproduzem complexos comunicativos mais amplos, sob determinados contextos, ou seja, discursos, destacam-se os seguintes: a comodificação do estilo de vida, o alcance pessoal neoliberal, a atração estratégica multimodal, a estrangeirização do estilo de vida, a evocação da memória cultural e a incorporação digitalizada de tendências. Através desta revista e das suas publicações no Instagram, depreende-se ainda que as fronteiras entre o entretenimento e o jornalismo transparecem estar cada vez mais diluídas, incluindo a dependência subtil da publicidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Pedro Eduardo Ribeiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.