O Ensino do Jornalismo no Brasil Frente à Inteligência Artificial: Um Panorama dos Desafios e Possibilidades a Partir das Competências Curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.389

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo, Jornalismo Especializado, Inteligência Artificial, Diretrizes Curriculares

Resumo

Este artigo explora o impacto da inteligência artificial (IA), especialmente da IA generativa, no ensino de jornalismo no Brasil. Examina as diretrizes curriculares nacionais do curso de jornalismo à luz das transformações impulsionadas pela IA. A análise identifica a necessidade de reforçar, readequar e reformular certas competências para preparar os futuros jornalistas para o uso ético e crítico da IA, enfatizando a importância da literacia em IA e do aprendizado contínuo. Também discute a necessidade de adaptação pedagógica e o papel do jornalismo na explicação da IA ao público, bem como os desafios nesses processos. Busca-se evitar uma visão determinista, pensando não apenas nos potenciais da tecnologia, mas em suas apropriações.

Biografia Autor

Marcelo Crispim da Fontoura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Comunicação, Artes e Design, Porto Alegre, Brasil

Jornalista e professor adjunto de jornalismo de dados e estudos de desinformação na PUCRS. Também atua como pesquisador para o Atlas de Notícias e como revisor de iniciativas para a International Fact Checking Network. Coordenou iniciativas na News Product Alliance, na Meedan e na Ajor. Tem mestrado e doutorado em comunicação, este último com menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho.

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Fontoura, M. C. da. (2024). O Ensino do Jornalismo no Brasil Frente à Inteligência Artificial: Um Panorama dos Desafios e Possibilidades a Partir das Competências Curriculares. Revista Comunicando, 13(2), e024008. https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.389

Edição

Secção

Secção Temática. Artigos