O Ensino do Jornalismo no Brasil Frente à Inteligência Artificial: Um Panorama dos Desafios e Possibilidades a Partir das Competências Curriculares
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.389Palavras-chave:
Ensino de Jornalismo, Jornalismo Especializado, Inteligência Artificial, Diretrizes CurricularesResumo
Este artigo explora o impacto da inteligência artificial (IA), especialmente da IA generativa, no ensino de jornalismo no Brasil. Examina as diretrizes curriculares nacionais do curso de jornalismo à luz das transformações impulsionadas pela IA. A análise identifica a necessidade de reforçar, readequar e reformular certas competências para preparar os futuros jornalistas para o uso ético e crítico da IA, enfatizando a importância da literacia em IA e do aprendizado contínuo. Também discute a necessidade de adaptação pedagógica e o papel do jornalismo na explicação da IA ao público, bem como os desafios nesses processos. Busca-se evitar uma visão determinista, pensando não apenas nos potenciais da tecnologia, mas em suas apropriações.
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