Cobertura de Breaking News: Experiência Simulada de Imersão Jornalística em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.388

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Webjornalismo, Internet, Notícias Urgentes

Resumo

O presente relato refere-se à experiência de imersão jornalística de cobertura simulada de factos urgentes realizadas com três turmas de um curso de jornalismo nos anos de 2017, 2018 e 2019. Através da criação de um ambiente controlado que simulava uma redação de um grande portal de notícias, os estudantes foram convidados a realizar a cobertura em tempo de real de acontecimentos históricos, como os atentados de 11 de setembro de 2001. O exercício foi baseado na experiência do professor em redações e no treinamento “Covering Crisis and Catastrophes” oferecido pela agência Reuters. Para executar a simulação, os estudantes assistiram gravações das transmissões em direto da cobertura de emissoras de televisão a simular o momento dos acontecimentos e o professor atuou como “agência de notícias”, fornecendo informações básicas aos estudantes, que deveriam escrever notas e publicar em um website simulado através da plataforma WordPress. O exercício foi realizado pela primeira vez em dezembro de 2017 e repetido com outras turmas em junho de 2018 e em março de 2019, a pedido dos estudantes. As simulações colocaram os estudantes de jornalismo diante de uma série de desafios, tais como tomar decisões rapidamente, ser ágil na escrita e na publicação e ser preciso na apuração dos factos. Os resultados apontam, também, para estudantes extremamente envolvidos na atividade, aprendizados sobre gerenciamento de situações de crise em redações e sobre factos históricos e a avaliação positiva sobre o uso de simulações imersivas no ensino do jornalismo.

Biografia Autor

Lucas Rohan Machado, Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de Comunicação da NOVA, Lisboa, Portugal

Lucas Rohan Machado é graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo (2009) pela Universidade da Região da Campanha no Brasil, com bolsa do governo brasileiro. Concluiu o mestrado em Novos Media e Práticas Web pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2017, com bolsa Erasmus-Fellow Mundus, e atualmente é doutorando em Ciências da Comunicação afiliado ao Instituto de Comunicação da Nova, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É jornalista e radialista com mais de 20 anos de experiência profissional, incluindo reportagem e edição de rádio, televisão e internet, e assessoria de comunicação, de imprensa e de redes sociais. Foi também professor de jornalismo na Universidade de Região de Campanha, onde orientou quatro trabalhos de conclusão de curso em 2017 e 2018 e participou em diversos júris. Publicou, no Brasil, o livro Novas Mídias, Novos Políticos (Porto de Ideias), sobre o uso do Twitter por políticos de quatro países.

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Machado, L. R. (2024). Cobertura de Breaking News: Experiência Simulada de Imersão Jornalística em Sala de Aula. Revista Comunicando, 13(2), e024010. https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.388

Edição

Secção

Secção Temática. Relatos de Experiência