Uma Reflexão Sobre as Três Décadas de Ensino de Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.385

Palavras-chave:

Humanidades, Jornalismo, Ciências da Comunicação, Academia, Ensino

Resumo

No ano em que se celebram 30 anos do curso de Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), que teve como um dos principais fundadores o ex-jornalista e político Mário Mesquita (Peixinho, 2023), celebram-se também os 50 anos do 25 de Abril. Neste contexto, urge refletir-se sobre a formação académica dos jornalistas e profissionais da comunicação (Peixinho, 2016) em resposta aos diversos desafios no acesso à profissão, mudanças tecnológicas e de competitividade (e precariedade) no mercado de trabalho (Figueira, 2023). A reflexão sobre o ensino do saber jornalístico não pode ser desligada do contexto e do seu papel central na(s) democracia(s). Uma postura crítica e uma atitude de abertura ao debate é de salutar na formação dos jovens jornalistas, algo que a reforma na estrutura curricular dos cursos de 1.º ciclo, em vigor desde 2015/2016, procurou alimentar. Desta forma, procura-se resposta à seguinte questão de pesquisa: como se foi alterando a estrutura curricular e os planos de estudo do curso de 1.º ciclo de Jornalismo na FLUC? Neste sentido, propõe-se fazer uma análise documental (Junior et al., 2021) à estrutura curricular dos cursos de licenciatura em jornalismo lecionados na FLUC, de 1993/1994 a 2023/2024, recolhendo a informação sobre os planos de estudo, nomeadamente, nome das unidades curriculares, regime e número de ECTS. O objetivo é perceber quais as principais áreas do saber que marcam a formação universitária do jornalismo na Universidade de Coimbra, sendo uma das principais conclusões a marca da interdisciplinaridade transversal aos diferentes planos dos últimos 30 anos.

Biografia Autor

Catarina Magalhães, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20, Coimbra, Portugal

Catarina Magalhães é aluna do Doutoramento em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concluiu o Mestrado em Jornalismo e Comunicação em 2022, na mesma instituição, e defendeu uma dissertação sobre a representação de imigrantes e minorias étnicas durante a pandemia na imprensa semanal (Jornal Expresso e Revista Sábado). É licenciada em jornalismo e comunicação com menor em línguas modernas – inglês (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Os seus principais interesses de pesquisa são as representações e narrativas mediáticas, a comunicação política e o populismo e é investigadora colaboradora do grupo Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20.

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Magalhães, C. (2024). Uma Reflexão Sobre as Três Décadas de Ensino de Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Revista Comunicando, 13(2), e024012. https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i2.385

Edição

Secção

Secção Temática. Artigos