A Influência dos Media na Imagem de um Líder Durante a Pandemia COVID-19: O Caso do Almirante Gouveia e Melo
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i1.372Palavras-chave:
Almirante Gouveia e Melo, Meios de Comunicação, Liderança, Pandemia, COVID-19Resumo
A comunicação social desempenha um papel fundamental na disseminação de informações na sociedade contemporânea. Nesse sentido, é inegável a influência dos media na imagem de um líder, especialmente em tempos de crise. Este artigo tem como objetivo analisar de forma abrangente essa influência, sobretudo, através da análise das perceções dos participantes deste estudo, militares e civis, acerca da imagem do Almirante Gouveia e Melo, que liderou a task force responsável pela campanha de vacinação em Portugal, durante a pandemia resultante da COVID-19. Para a recolha de dados, foi feito levantamento do número de pesquisas e de publicações nas redes sociais (Google Trends e BuzzSumo) e aplicou-se um inquérito por questionário (n=456). Os resultados indicam que a imagem do Almirante como líder foi influenciada por diversos fatores, tanto pela sua função militar, como pelo tipo de comunicação que utilizou. Por outro lado, também o tipo de notícias produzidas e a forma como a comunicação social utilizou a imagem do Almirante tiveram um impacto positivo. Paralelamente, durante o período de confinamento, apesar da preferência dos jovens pela internet, a televisão assumiu um papel preponderante na compreensão do papel do Almirante no período da pandemia. Para além disso, muitos foram os conteúdos digitais publicados sobre o Almirante, tendo gerado um elevado interesse do publico em geral, contribuindo para a construção de imagem desta personalidade.
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