A Influência dos Media na Imagem de um Líder Durante a Pandemia COVID-19: O Caso do Almirante Gouveia e Melo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i1.372

Palavras-chave:

Almirante Gouveia e Melo, Meios de Comunicação, Liderança, Pandemia, COVID-19

Resumo

A comunicação social desempenha um papel fundamental na disseminação de informações na sociedade contemporânea. Nesse sentido, é inegável a influência dos media na imagem de um líder, especialmente em tempos de crise. Este artigo tem como objetivo analisar de forma abrangente essa influência, sobretudo, através da análise das perceções dos participantes deste estudo, militares e civis, acerca da imagem do Almirante Gouveia e Melo, que liderou a task force responsável pela campanha de vacinação em Portugal, durante a pandemia resultante da COVID-19. Para a recolha de dados, foi feito levantamento do número de pesquisas e de publicações nas redes sociais (Google Trends e BuzzSumo) e aplicou-se um inquérito por questionário (n=456). Os resultados indicam que a imagem do Almirante como líder foi influenciada por diversos fatores, tanto pela sua função militar, como pelo tipo de comunicação que utilizou. Por outro lado, também o tipo de notícias produzidas e a forma como a comunicação social utilizou a imagem do Almirante tiveram um impacto positivo. Paralelamente, durante o período de confinamento, apesar da preferência dos jovens pela internet, a televisão assumiu um papel preponderante na compreensão do papel do Almirante no período da pandemia. Para além disso, muitos foram os conteúdos digitais publicados sobre o Almirante, tendo gerado um elevado interesse do publico em geral, contribuindo para a construção de imagem desta personalidade.

Biografias Autor

Patrícia Bacalhau, Academia Militar Portuguesa, Lisboa, Portugal

Patrícia Bacalhau é farmacêutica militar, chefe da Repartição de Concursos e Contratos pertencente à Divisão de Compras e Contratação da Direção de Logística Farmacêutica do Laboratório Nacional do Medicamento. Em 2017 concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e em 2020 concluiu uma pós-graduação em marketing digital, no Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é doutoranda em Ciências Farmacêuticas, na área de Sócio Farmácia, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A sua atividade é centrada na aquisição de medicamentos para o armazém logístico do Laboratório Nacional do Medicamento, e produtos de apoio convencionados para os deficientes das forças armadas, avaliando as suas especificações técnicas.

Raquel Paulino, Academia Militar Portuguesa, Lisboa, Portugal

Raquel Paulino é farmacêutica militar, chefe na Secção de Farmácia e responsável pela matéria de proteção de dados pessoais no Centro de Saúde Militar de Coimbra. Em 2020 concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Atualmente a sua atividade é centrada na aquisição e gestão de medicamentos e dispositivos médicos para o funcionamento do Centro de Saúde Militar de Coimbra.

Sandra Almeida, Academia Militar Portuguesa, Lisboa, Portugal

Sandra Almeida concluiu, em 2001, a Licenciatura em Psicologia Clínica pela Universidade Lusófona. Em 2006, terminou o Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Profissional na Universidade de Évora e em 2014 concluiu o Doutoramento em Psicologia do Trabalho e das Organizações, na Universidade de Évora. Em 2020 iniciou o Doutoramento em Ciências Militares no Instituto Universitário Militar. Atualmente é psicóloga na Secção de Apoio Psicopedagógico da Academia Militar e docente de Psicossociologia das Organizações, Gestão de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho e Competências e Stress, Conflito e Negociação. É formadora no programa “Leadershinp in Communication – IMLA”, no âmbito do Leader of the Strategic Partnership Project – General Tadeusz Kosciuszko Military University of Land Forces, formadora dos cursos de liderança na Academia Militar e investigadora nos projetos Desenvolvimento de um programa de Resiliência no Ensino Superior, Literacia no Ensino Superior e Resilience Training + and Leader Developement do Centro de Investigação da Academia Militar.

Renato Pessoa dos Santos, Academia Militar Portuguesa, Lisboa, Portugal

Renato Pessoa dos Santos é oficial do exército português e psicólogo clínico (CP14422). Em 1996 licenciou-se em Ciências Militares – Especialidade de Infantaria na Academia Militar Portuguesa e fez uma segunda licenciatura em Ciências Psicológicas na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Nesta mesma faculdade terminou, em 2011, o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica Sistémica e em 2019, o Doutoramento em Psicologia da Família. Atualmente é doutorando em ciências militares no Instituto Universitário Militar. É chefe da Secção de Apoio Psicopedagógico, docente militar da unidade curricular Ética e Liderança e diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento de Liderança na Academia Militar Portuguesa. Foi e é investigador e diretor de vários projetos de investigação do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar, dos quais se destacam o Projeto Resilience Training+ and Leader Development e o Programa Intensivo de Comunicação no Processo de Liderança.

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Bacalhau, P., Paulino, R., Almeida, S., & Santos, R. P. dos. (2024). A Influência dos Media na Imagem de um Líder Durante a Pandemia COVID-19: O Caso do Almirante Gouveia e Melo. Revista Comunicando, 13(1), e024003. https://doi.org/10.58050/comunicando.v13i1.372