Pandemia da Covid-19, Comunicação e Relacionamento: Uma Análise das Mídias Sociais da Universidade do Minho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.37

Palavras-chave:

Universidade, Comunicação Organizacional, Mídias Sociais, Crise, Covid-19

Resumo

Este artigo busca analisar como a Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, usou as mídias sociais Facebook e Instagram para comunicar e construir relacionamento com seus públicos nos dois primeiros meses da pandemia da Covid-19. Através de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como base o método netnográfico (Kozinets, 2010), observamos tanto o tema, propósito e engajamento das publicações realizadas pela Universidade, quanto as interações desenvolvidas a partir dessas publicações. Percebemos que a presença da Instituição nas redes sociais Facebook e Instagram foi gerida no quadro de um processo de gestão de crise que colocou em evidência ações institucionais concretas e emoções positivas, e buscou motivar os públicos e transmitir confiança. Mas não utilizou todo o potencial nato das redes sociais para desenvolver uma comunicação bidirecional, interagindo e construindo relacionamento com os públicos. Num olhar rápido pelas redes sociais de grandes universidades da Europa no mesmo período, percebemos que o comportamento da UMinho se alinha com o das suas congéneres: interação fraca, diálogo curto. Neste quadro, podemos até dizer que ela foi mais longe, já que preparou uma campanha de comunicação institucional para o período e usou um tom emotivo, algo pouco comum, no período inicial da pandemia, entre as universidades europeias.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Mesquita, K., Ruão, T., & Andrade, J. G. . (2020). Pandemia da Covid-19, Comunicação e Relacionamento: Uma Análise das Mídias Sociais da Universidade do Minho. Revista Comunicando, 9(1), 31–56. https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.37

Edição

Secção

Secção Temática