Entre o Passado e o Presente: Contribuições Para Compreensão da Desinformação na Contemporaneidade a Partir de uma Perspectiva Historicizante
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.359Palavras-chave:
Desinformação, Sociedade da Desinformação, Contemporaneidade, Abordagem HistoricizanteResumo
O trabalho objetiva-se em analisar os diferentes elementos historicizantes que caracterizavam a desinformação no passado, sobretudo a partir do século VI, em relação aos desdobramentos e características contemporâneas do fenômeno. Realizou-se uma revisão bibliográfica e dividiu-se o artigo em três sessões: no primeiro momento, busca-se contextualizar o entendimento do fenômeno na Sociedade da Desinformação (Marshall, 2017); depois, discute-se exemplos e utilizações estratégicas da informação e comunicação com o objetivo em desinformar na perspectiva histórica, com alguns exemplos entre os séculos VI e XIX, de como as informações falsas circulavam e eram capazes de também influenciar a opinião pública no passado e, por fim, delimita-se caracterizações que possibilitam diferenciar e atribuir a desinformação na contemporaneidade. Conclui-se que a desinformação pode ser atrelada à própria vida em sociedade, enquanto um campo de relações sociais e comunicacionais, mas no cenário contemporâneo, está calcada em uma lógica de circulação e de efeitos de sentido impulsionada pelas redes sociais digitais. As diversas especificidades tecnológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais da contemporaneidade existentes sobre a desinformação também são importantes fatores que permitem analisar o fenômeno como algo endêmico da sociedade atual.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Diego de Deus
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.