Os Sistemas de Recomendação da Netflix: Uma Revisão Sistemática da Literatura Sobre os Efeitos na Cultura e no Mercado Audiovisual

Autores

  • Daniel Gambaro Universidade Anhembi Morumbi, Programa de Pós-graduação em Comunicação, São Paulo - Brasil
  • Verônica de Paula Martins Nunes Universidade Anhembi Morumbi, Graduação em Jornalismo, São Paulo-Brasil
  • José Diego Boassaly Matus Universidade Anhembi Morumbi, Graduação em Rádio, TV e Internet, São Paulo - Brasil
  • Maryene Rocha de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi, Graduação em Radio, TV e Internet, São Paulo - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.354

Palavras-chave:

Netflix, Sistema de Recomendação, Algoritmo, Cultura, Mercado Audiovisual

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar como dispositivos da Netflix, baseados na coleta de dados e uso de algoritmos, estão influenciando a cultura de produção e consumo audiovisual. Por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL), esta pesquisa identificou como o campo acadêmico da Comunicação e áreas correlatas estudaram o fenômeno dos algoritmos e seus efeitos no período entre 2012 e 2022. A relevância desse estudo está em oferecer um resumo sobre o conhecimento produzido sobre o tema, servindo como ponto de partida a novas pesquisas. Os dados levantados puderam ser resumidos em três eixos de discussão: a engenharia do algoritmo, os impactos sobre a cultura e os efeitos mercadológicos. Em conclusão, a RSL demonstrou que as preocupações se intensificaram a partir da metade do período analisado, com destaque a críticas sobre vigilância de ações dos usuários e a criação de filtros que condicionam as escolhas dos indivíduos e as estéticas da produção – orientadas a um mercado global. Consequentemente, impõem-se limites à diversidade de produtos e a discussões identitárias, já que se privilegiam formatos de produção alinhados aos interesses globais da empresa americana.

Biografias Autor

Daniel Gambaro, Universidade Anhembi Morumbi, Programa de Pós-graduação em Comunicação, São Paulo - Brasil

Doutor e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Estudos e Produção em Mídias Sonoras (MidiaSon). Líder do Grupo de Estudos em Experiências Midiatizadas Audiovisuais (GEEMA).

Verônica de Paula Martins Nunes, Universidade Anhembi Morumbi, Graduação em Jornalismo, São Paulo-Brasil

Estudante de graduação em Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica.

José Diego Boassaly Matus, Universidade Anhembi Morumbi, Graduação em Rádio, TV e Internet, São Paulo - Brasil

Estudante de graduação em Rádio, TV e Internet na Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica.

Maryene Rocha de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi, Graduação em Radio, TV e Internet, São Paulo - Brasil

Estudante de graduação em Radio, TV e Internet na Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Gambaro, D., Nunes, V. de P. M., Matus, J. D. B., & Oliveira, M. R. de. (2023). Os Sistemas de Recomendação da Netflix: Uma Revisão Sistemática da Literatura Sobre os Efeitos na Cultura e no Mercado Audiovisual. Revista Comunicando, 12(2), e023020. https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.354