Humor e Mulheres no Contexto Português
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.339Palavras-chave:
Humor, Mulheres, Comédia Stand Up, Media DigitaisResumo
A relação estabelecida entre o Humor e Mulheres tem sido, ao longo da história da humanidade, conturbada. À semelhança de outros aspetos da vida quotidiana, por muito tempo foi negada às mulheres a capacidade de serem engraçadas. Por outro lado, os veículos pelos quais se produzia humor esteve durante muito ligado aos media tradicionais, tendo recentemente extravasado para os media digitais. Neste sentido, surge a questão de investigação que norteou este estudo: como é que as mulheres que produzem humor vivenciam essa experiência em função do seu género e, secundariamente, de que modo os media digitais têm influência nessa componente? Para tal, recorrendo-se metodologicamente à Análise Temática Crítica, como definida por Lawless e Chen (2019), foram analisadas entrevistas realizadas a 12 mulheres humoristas portuguesas.
Os resultados mostraram que as participantes consideram que existe um contexto histórico e social associado ao seu género que tem reflexos na forma como o humor produzido por mulheres ainda é visto em Portugal, diferenciando-se, por isso, das experiências dos seus pares masculinos. Neste sentido, embora evidenciem que o facto de serem mulheres influencia o humor que produzem, procuraram marcar a sua individualidade e denotar que o humor derivada das experiências pessoais que cada indivíduo vivencia. Além disso, as redes sociais foram destacadas, pelas entrevistadas, como uma forma de ganhar notoriedade para atrair público para espetáculos ao vivo, contribuindo também para a existência de mais mulheres a produzir humor.
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