Pedagogias da Sexualidade para Homens Gays: Tutoriais, Confissões e Confidências no Projeto Sem Capa

Autores

  • Maurício João Vieira Filho Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.334

Palavras-chave:

Pedagogias da Sexualidade, Homossexualidade, Projeto Audiovisual Sem Capa

Resumo

Sem Capa é um projeto audiovisual cujo desenvolvimento evidencia a homossexualidade e as relações sexuais entre homens, focando “descomplicar o sexo” em 24 episódios, publicados no perfil de um de seus idealizadores, Sa João, na plataforma Xvideos. Neste artigo, objetiva-se compreender, diferentes interações entre espectadores e idealizadores, como a união de informações sobre as relações sexuais e a mostração de nudez e sexo se estabelecem em abordagens pedagogizantes no Sem Capa. O desenho metodológico inspirado na perspectiva indiciária possibilita tensionar repertório conceitual, vídeos e problematização. Identificamos a cumplicidade a partir de confidências e os tutoriais com instruções práticas encadeadas à narrativa da descomplicação que operam formas de ensinar, em conjunto e se rearticulando aos episódios. Concluímos que o Sem Capa visa ser resistência nas relações de poder estabelecidas na sociedade heterocentrada, porém a narrativa investe didaticamente outras normas sobre os espectadores, isto é, quer romper com a heteronormatividade, mas atualiza normas, além de agregar outras para ser um homem gay que se ajuste ao que é melhor para vivenciar a sexualidade e buscar melhor qualidade.

Biografia Autor

Maurício João Vieira Filho, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, anteriormente, do Programa de Bolsas de Pós-graduação (PBPG/UFJF). É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença. Suas pesquisas se voltam às discussões sobre gênero, sexualidade e corpos a partir do ponto de vista comunicacional. Também estuda as diferenças como forma de questionar marcadores sociais com base nos acionamentos teórico-políticos da teoria queer. Outros interesses de pesquisa são narrativas de vida, cultura pop e campo do pornográfico.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Vieira Filho, M. J. . (2023). Pedagogias da Sexualidade para Homens Gays: Tutoriais, Confissões e Confidências no Projeto Sem Capa. Revista Comunicando, 12(2), e023021. https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.334