Juventude, Rebeldia e Resignação: As Relações Entre Cinema e Política na China (1976 - 2010)

Autores

  • Rafael de Campos Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.327

Palavras-chave:

Cinema Chinês, Jia Zhangke, Li Hongqi, Ideologia, Imaginário

Resumo

Este trabalho centra-se em uma análise da representação da juventude chinesa nos filmes Unknown Pleasures (2002), dirigido por Jia Zhangke, e Winter Vacation (2010), dirigido por Li Hongqi. Pretende-se expor a relação de diálogo que parece surgir a partir desses filmes e que auxilia na compreensão do modo como as transformações ocorridas na China a partir do governo de Deng Xiaoping afetaram o imaginário da população chinesa. Tendo como base o conceito de episteme (Foucault, 2008), propomos uma contextualização histórica do cinema chinês, levando em conta os aspectos políticos, econômicos e sociais do país. A partir disso, pretende-se ter uma ideia do imaginário social chinês, que será crucial para a análise fílmica, que utilizará estes conceitos como base teórica. Dessa forma, será possível perceber como ambos os filmes revelam um sentimento de rebeldia resignada em relação a uma juventude que parece clamar por mudanças, mas que ao mesmo tempo demonstra apatia face à uma realidade frustrante.

Publicado

2023-07-03

Como Citar

de Campos, R. (2023). Juventude, Rebeldia e Resignação: As Relações Entre Cinema e Política na China (1976 - 2010). Revista Comunicando, 12(2), e023013. https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.327