Juventude, Rebeldia e Resignação: As Relações Entre Cinema e Política na China (1976 - 2010)
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i2.327Palavras-chave:
Cinema Chinês, Jia Zhangke, Li Hongqi, Ideologia, ImaginárioResumo
Este trabalho centra-se em uma análise da representação da juventude chinesa nos filmes Unknown Pleasures (2002), dirigido por Jia Zhangke, e Winter Vacation (2010), dirigido por Li Hongqi. Pretende-se expor a relação de diálogo que parece surgir a partir desses filmes e que auxilia na compreensão do modo como as transformações ocorridas na China a partir do governo de Deng Xiaoping afetaram o imaginário da população chinesa. Tendo como base o conceito de episteme (Foucault, 2008), propomos uma contextualização histórica do cinema chinês, levando em conta os aspectos políticos, econômicos e sociais do país. A partir disso, pretende-se ter uma ideia do imaginário social chinês, que será crucial para a análise fílmica, que utilizará estes conceitos como base teórica. Dessa forma, será possível perceber como ambos os filmes revelam um sentimento de rebeldia resignada em relação a uma juventude que parece clamar por mudanças, mas que ao mesmo tempo demonstra apatia face à uma realidade frustrante.
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