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Comunicação Política: Uma Breve Nota Sobre a Secção Temática
Revista Comunicando, vol. 12, núm. 1, e023000, 2023
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação

Nota Introdutória

Revista Comunicando
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
ISSN: 2184-0636
ISSN-e: 2182-4037
Periodicidade: Semestral
vol. 12, núm. 1, e023000, 2023

Publicado: 02 Janeiro 2023

Comunicação Política: Uma Breve Nota Sobre a Secção Temática

Nas últimas décadas temos assistido a um renovado interesse no estudo das relações entre a política e comunicação. Este crescimento está necessariamente ligado à importância que a própria comunicação política, seja como objeto de estudo, seja como prática, adquiriu nos últimos tempos (Correia et al., 2010; Piñeiro-Naval & Morais, 2020; Prior et al., 2016; Restrepo-Echavarría, 2019; Sierra & Rodríguez-Virgili, 2020), mas parece-nos que não pode também ser dissociado daquelas que foram as possibilidades introduzidas nesta área pelas novas tecnologias de comunicação e informação (Figueiras, 2017). Por outro lado, acreditamos que a atenção que tem sido dada a esta relação resulta também de um vasto conjunto de transformações que afetaram as sociedades democráticas contemporâneas, e que se fizeram sentir ao nível das mudanças nas organizações políticas, no sistema mediático (Mateus, 2017) e na própria ação dos cidadãos (Piñeiro-Naval & Morais, 2020).

Neste dossiê temático abrimos espaço para investigações que compreendam essas diferentes transformações, mas procuramos, sobretudo, que não deixe de se explorar a natureza da interseção entre estas duas áreas de investigação, ou seja, “a área compreendida entre a Comunicação e a Política, no sentido delimitado e enquanto disciplina académica com práticas metodológicas e epistemológicas provenientes da Ciência Política, da Comunicação, da Sociologia Política, da Linguística, ou até da Psicologia Social"(Prior et. al, 2016, p. 23).

Se é verdade que historicamente “o interesse por estas matérias foi suscitado pela extensão gradual dos direitos de voto e pela crescente perceção da relevância dos meios de comunicação na sociedade em geral e, em particular, no processo político” (Correia et al., 2010, p. 2), mais recentemente assistimos a uma intensificação das ligações entre a comunicação e a política. Este reforço das relações é verificado ao nível das “diferentes dinâmicas de mediatização da vida política”, que “têm marcado a convivência entre as instituições políticas, os meios de comunicação e os cidadãos” (Prior et al., 2016, p. 11), mas também quando observamos as novas possibilidades introduzidas no sistema político pelas tecnologias de comunicação e informação (Campos-Domínguez, 2017; Sierra & Rodríguez-Virgili, 2020), bem como pela remodelação do imaginário político (Mateus, 2019).

É por isso que neste cruzamento entre áreas de investigação podemos encontrar trabalhos sobre comunicação e campanhas eleitorais, mas também sobre a utilização dos media digitais pela política e pelos atores políticos; estudos sobre marketing político, bem como sobre a relação entre o jornalismo e a política; ou ainda investigações sobre a participação e deliberação cívica, entre muitos outros (Piñeiro-Naval & Morais, 2020).

É neste contexto de diversidade de abordagens e perspetivas sobre a comunicação política, que emerge o presente dossiê que consideramos de extrema relevância, não apenas pelo facto de nos permitir obter maior conhecimento sobre uma área de investigação, um contributo sempre importante para fazer avançar o conhecimento científico, mas também porque nos possibilita aprofundar o conhecimento num campo em mudança (Bennet & Pfetsch, 2018; Nielsen, 2014, 2017).

As investigações dos jovens investigadores aqui reunidas vêm precisa- mente confirmar que esse avanço do conhecimento continua a ser realizado nos dias de hoje. E tal esforço é ainda mais pertinente quando as nossas sociedades atravessam sucessivas crises (económicas, sanitárias, políticas) que necessaria- mente se refletem nos modos como os atores políticos e os cidadãos avaliam o mundo à sua volta.

Referências

Bennett, L. W., & Pfetsch, B. (2018). Rethinking Political Communication in a Time of Disrupted Public Spheres. Journal of Communication, 68(2), 243—253. https://doi.org/10.1093/ joc/jqx017

Campos-Domínguez, E. (2017). Twitter y la comunicación política. Profesional De La información, 26(5), 785—794. https://doi.org/10.3145/epi.2017.sep.01

Correia, J. C.; Ferreira, G. B., & Espírito Santo, P. (2010). Conceitos de Comunicação Política.

Correia, J. C.; Ferreira, G. B., & Espírito Santo, P. (2010). Conceitos de Comunicação Política. Livros LabCom.

Figueiras, R. (2017). A Mediatização da Política na Era das Redes Sociais. Alêtheia Editores.

Mateus, S. (2017). Visibility as a key concept in Communication and Media Studies. Communication Studies, 25(2), 109—124. 10.20287/ec.n25.v2.a08

The Double Instance of the Political Imaginary – affects as rhetorical means and structure.

Mateus, S. (2019). The Double Instance of the Political Imaginary – affects as rhetorical means and structure. IM@GO A Journal of the Social Imaginary, 285—302. 10.7413/22818138160

Nielsen, R. K. (2014). Political communication research: New media, new challenges, and new opportunities. MedieKultur: Journal of Media and Communication Research, 30(56). https://doi.org/10.7146/mediekultur.v30i56.9712

Nielsen, R. (2017). No One Cares What We Know: Three Responses to the Irrelevance of Political Communication Research. Political Communication, 35(1), 145—149. https:// doi.org/10.1080/10584609.2017.1406591

Piñeiro-Naval, V., & Morais, R. (2020). La política como temática de estudio en las revistas hispánicas de comunicación. Convergencia Revista De Ciencias Sociales, 27, 1—26. https://doi.org/10.29101/crcs.v27i0.14684

Prior, H.; Guazina, L., & Araújo, B. (2016). Comunicação e Política no espaço público lusófono. In H. Prior, L. Guazina & B. Araújo (Orgs.). Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política (pp. 21—42). Livros LabCom.

Restrepo-Echavarría, J. N. (2019). La comunicación política: un estudio multidisciplinar desde las ciencias sociales. Correspondencias & Análisis, 10. https://doi.org/10.24265/ cian.2019.n10.09

Sierra, A., & Rodríguez-Virgili, J. (2020). Comunicación política y medios sociales: análisis del estado de la cuestión de 2008 a 2018. Revista Mediterránea de Comunicación, 11(1), 245—260. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2020.11.1.21

Autor notes

Ricardo Morais Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É investigador do projeto “MediaTrust.Lab - Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas” e membro da unidade de investigação LabCom - Comunicação e Artes, onde integra o grupo Comunicação e Media. Tem centrado a sua pesquisa e publicação no campo do jornalismo, novos media, rádio e podcasts, participação e comunicação política.
Samuel Mateus Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Professor Auxiliar na Universidade da Madeira. É, também, Investigador no LabCom nas áreas de Teoria da Comunicação, Retórica e Comunicação Política. Tem publicado sobre temas diferenciados tais como imaginário político, retórica política e estratégias de visibilidade.


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