“VAE, DÁ PRA FAZER!”: Empreendedorismo e Discurso Neoliberal

Autores

  • Sofia Finguermann e Fernandes Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil
  • Pedro José Naoum Mattos Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i1.311

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Análise do Discurso, Comunicação Política, Empreendedorismo, Ideologia

Resumo

Este estudo propõe uma análise linguístico-discursiva do jingle “Vamos Ativar o Empreendedorismo (VAE)”, veiculado pela Rede Globo desde 2020. O projeto comercial circula em espaço televisivo do Brasil e no meio digital, propagando a ideologia neoliberal em uma das maiores emissoras brasileiras. Discorremos sobre o neoliberalismo e sua ideologia a partir da perspectiva marxista, por meio de estudos de Saad Filho (2015), Boito Jr (1999), Harvey (2005) e Dardot e Laval (2016), ressaltando a centralidade que o empreendedorismo assume em seu discurso. A ideologia neoliberal rejeita de modo abstrato e seletivo a participação do Estado na economia. Assim, o discurso do empreendedorismo, baseado na livre-iniciativa e no mercado, surge como contraponto à ação estatal, colocando no âmbito individual a solução para problemas sociais complexos, como o desemprego e a miséria. Em ordem de refletir sobre esse discurso enunciado, amparamos a investigação em Charaudeau (2010, 2011), especialmente nos estudos do linguista do discurso sobre linguagem política e linguagem midiática. Ainda que seja uma propaganda veiculada pela imprensa brasileira, a ideologia neoliberal se faz presente em praticamente todo o mundo, variando de acordo com cada realidade concreta. Amparada nessa ideologia, a política neoliberal teve como resultado o aumento da desigualdade e da precarização do trabalho, mas segue hegemônica. Buscamos, assim, refletir sobre o papel do discurso na sua legitimação.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Finguermann e Fernandes, S., & Naoum Mattos, P. J. (2023). “VAE, DÁ PRA FAZER!”: Empreendedorismo e Discurso Neoliberal. Revista Comunicando, 12(1), e023008. https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i1.311