Técnicas de Persuasão Utilizadas em Campanhas de Comunicação da Netflix

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i1.307

Palavras-chave:

Persuasão, Manipulação, Campanhas de Comunicação, Netflix

Resumo

Este estudo procurou verificar a utilização de técnicas de persuasão e manipulação nas campanhas de comunicação publicitárias da marca Netflix: One story away e We watched it all ambas lançadas em 2020. A análise baseou-se em três objetivos: (a) identificar as técnicas de persuasão utilizadas; (b) verificar se também foram utilizadas técnicas de manipulação e (c) verificar e comparar a utilização de técnicas comuns às campanhas. Para tal enquadraram-se teoricamente os temas tratados, caracterizando brevemente a Netflix, os seis princípios da persuasão de Robert Cialdini (2021), outras técnicas de persuasão publicitárias e as falácias Sofistas. Por forma a apontar as técnicas de persuasão procedeu-se à visualização repetitiva das campanhas selecionadas através da plataforma YouTube, anotando-se numa tabela o minuto de cada vídeo ao que correspondia a utilização de cada técnica. Posteriormente compararam-se as técnicas identificadas em ambas campanhas determinando as técnicas comuns.  Relativamente aos princípios da persuasão de Cialdini, constatou-se em ambas campanhas se recorre aos princípios coerência e compromisso; gostar/simpatia e escassez. Quanto às outras técnicas de persuasão, concluiu-se que dez das dezasseis identificadas são utilizadas em ambas as campanhas, a saber:  aliteração, altercasting, emoção, hipérbole, influência dos meios escolhidos na interpretação,  música, repetição, rima, ritmo e storytelling. Por fim, verificou-se que também existe a possibilidade de terem sido usadas técnicas de manipulação uma vez que foram identificados três argumentos  constituídos com recurso à falácia formal da afirmação do consequente, dois em One story away e um em We watched it all.

Publicado

2023-03-27

Como Citar

Perpectuo Figueiredo, A. C., & Engrácio, H. . (2023). Técnicas de Persuasão Utilizadas em Campanhas de Comunicação da Netflix. Revista Comunicando, 12(1), e023004. https://doi.org/10.58050/comunicando.v12i1.307