Discurso de Ódio nos Videojogos e nas Comunidades de Jogos Online — Estado da Arte
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.3Palavras-chave:
Videojogos, Literacia dos Jogos, Discurso de Ódio, JovensResumo
Este artigo, enquadrado no projeto Europeu Play your Role – Gamification Against Hate Speech, propõe o estudo e a análise do estado da arte no panorama dos videojogos, focando a tendência para o recurso ao discurso de ódio pelos jovens. A imersão do jogador na arena simbólica do jogo, onde tudo pode ser possível, levanta questões morais e éticas às quais os jovens não estão muitas vezes preparados para responder. O recurso ao anonimato e a criação de comunidades e grupos de jogo pode gerar exclusão e ataque a minorias. Além disso, a comunicação por chat facilita não só a partilha de interesses e táticas de jogo, como também de insultos em momentos de tensão entre jogadores, o que justifica a reflexão acerca do papel das plataformas no controlo dos conteúdos partilhados. Tendo em conta as inúmeras possibilidades oferecidas pelos videojogos, este artigo reflete ainda acerca da literacia dos jogos e de como estes se podem tornar poderosas ferramentas de aprendizagem.
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