#Legislativas2022: As Apropriações da Hashtag no Instagram nas Eleições Portuguesas de 2022

Autores

  • Renan Alfenas de Mattos Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7565-1033
  • Jorge Martins Rosa Instituto de Comunicação da NOVA — ICNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3388-8141

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.292

Palavras-chave:

Eleições Portuguesas, Instagram, Hashtag, Google Vision API, Populismo

Resumo

O Instagram desempenha papel fundamental nas campanhas eleitorais contemporâneas, mas ainda é pouco estudado dentro do contexto português. Este artigo analisará as apropriações da hashtag #legislativas2022 realizadas por atores políticos no Instagram durante as Eleições de 2022 em Portugal. Para tal, levaremos em conta o engajamento dos utilizadores, os agrupamentos e redes das hashtags utilizadas, bem como a análise computacional de imagens com o auxílio da Google Vision API, tendo em vista os rótulos e as entidades web. Os resultados da análise dos utilizadores apontam para a prevalência de perfis dos partidos políticos, da grande imprensa e de líderes partidários no debate público; as imagens representam maioritariamente a cobertura dos eventos políticos e o dia a dia de campanha; as hashtags sugerem a força dos perfis de células regionais dos partidos e de apoiadores. Por último, os resultados apontam o caráter distintivo da campanha eleitoral do partido Chega, que, diferentemente das demais, buscou explicitamente identificar a quem ou a que se contrapunha, sendo identificada com o populismo de direita.

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Alfenas de Mattos, R., & Martins Rosa, J. (2022). #Legislativas2022: As Apropriações da Hashtag no Instagram nas Eleições Portuguesas de 2022. Revista Comunicando, 11(2), e022021. https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i2.292