Estratégias Comunicacionais da Direção-Geral da Saúde — Estudo das Publicações no Twitter Sobre a COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i1.272Palavras-chave:
Comunicação de Crise, Comunicação Estratégica, COVID-19, Direção-Geral da Saúde, Redes Sociais, TwitterResumo
Este estudo propõe uma análise qualitativa das estratégias de comunicação adotadas pela Direção-Geral da Saúde para com a população portuguesa perante a primeira vaga do surto pandémico da COVID-19. Pretende-se, assim, analisar como é que esta entidade, a partir da utilização da rede social Twitter, desenvolveu a divulgação da informação, procurando definir as características que marcam o discurso de cada uma das orientações fornecidas. Para tal, adotou-se o paradigma qualitativo-interpretativo, com base numa análise documental de fontes secundárias, tendo-se adotado a análise temática. No cenário português, observou-se que, relativamente à propagação exponencial do vírus, deu-se a adaptação do fluxo comunicacional, existindo maior recorrência a hashtags, infografias, relatórios de saúde e links externos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Maria Alcina Velho Dourado da Silva, Ana Carolina Cruz Machete, André Alexandre Caetano Gonçalves, Andreia Cristina Gonçalves Teixeira, Beatriz Martins Carreira Rolo Alves, Catarina Caetano de Barros Domingues Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.