A Modernização Reflexiva das Relações Públicas na Comunicação Organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i1.267

Palavras-chave:

Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Modernização Reflexiva

Resumo

A área das relações públicas desenvolveu-se historicamente como mediadora da crítica social nos ambientes organizacionais em duas instâncias: na mediação da crítica externa originária dos fenómenos da opinião pública e da opinião dos públicos e na proposição de um dispositivo discursivo de autocrítica interna nas organizações. No modelo de estudos da comunicação como cultura, que tem as ciências sociais como disciplina de apoio e procedimento de pesquisa bibliográfica, este artigo tem como objetivo geral, em instância teórica, analisar o processo de modernização reflexiva das relações públicas na concepção crítica no pragmatismo da comunicação organizacional. Entre a crítica social externa e a autocrítica interna, as relações públicas, na perspectiva de Cicilia Peruzzo, tornam-se epistemicamente contemporâneas dos parâmetros teóricos que Anthony Giddens, Ulrich Beck e Scott Lash designam sociologicamente de “modernização reflexiva”, condição de a modernização se assumir como objeto da sua própria reflexão no âmbito das organizações contemporâneas.

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Publicado

2022-06-02

Como Citar

Gushiken, Y. . (2022). A Modernização Reflexiva das Relações Públicas na Comunicação Organizacional. Revista Comunicando, 11(1), e022006 . https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i1.267