Relações Públicas e Informação em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i1.256Palavras-chave:
Relações Públicas, Política, Pandemia, Informação, CampanhaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender como as campanhas de comunicação e de relações públicas, realizadas durante a pandemia da COVID-19 por diferentes atores sociais no Brasil (governos, empresas e organizações sociais), disseminaram distintos discursos pela população, sendo estes por vezes contraditórios. Como hipótese de pesquisa, buscou-se observar se tais campanhas apresentaram interseções entre si em relação ao seu papel informativo, ou se revelaram apenas as perspectivas e visões dos emissores dos conteúdos sobre o tema em questão, distanciando-se do seu papel em prol do interesse comum intrínseco ao campo da comunicação pública. A fundamentação teórica contempla a abordagem da função política das relações públicas e suas interfaces com a perspectiva de cidadania, bem como a sua natureza estratégica e transformadora. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa, cuja metodologia consiste na análise sociológica do discurso presente em materiais audiovisuais. Os resultados indicam que as campanhas emularam posicionamentos e visões de mundo dos seus emissores, oscilando interesses informativos, de mercado e de visibilidade das próprias organizações. Ao final do artigo são apresentados caminhos de atuação e campos de pesquisa possíveis para as relações públicas, visando conformar uma reflexão acerca da ressignificação da atividade frente ao contexto de crise trazido pela pandemia de COVID-19 e à luz do seu compromisso social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Rodrigo Mauricio Freire Soares
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.