O Poder Suave das Telenovelas na Era do Streaming: Os Novos Desafios da TV Globo Frente ao Formato das Séries de Hollywood
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v11i1.239Palavras-chave:
Comunicação, Telenovelas, Poder suave, Epistemologias do Sul, A compreensão como métodoResumo
As telenovelas representam um dos mais importantes tipos de poder suave do Brasil, sendo capazes de moldar preferências e de seduzir milhões de pessoas no país e no mundo. Após sucessivas quedas de audiência, a mais importante e poderosa emissora brasileira de televisão, a TV Globo, tem feito um investimento milionário no formato streaming, antecipando capítulos de novelas e comprando séries de Hollywood para a sua plataforma de streaming, Globoplay. Dialogando com o método da compreensão e sob a luz do conceito de epistemologias do Sul, este artigo tece breves comparações entre telenovelas e séries de Hollywood no contexto do avanço do streaming, sendo guiado pelas seguintes questões: a crise de audiência dos modelos tradicionais é de formato ou de conteúdo? Ou se trata também de uma crise de poder suave das telenovelas?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Franthiesco Ballerini, Dimas Künsch
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.