Vinhetas de abertura da telenovela brasileira: uma análise semiótica de suas representações imaginárias
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i2.233Palavras-chave:
vinheta, abertura, novela, teledramaturgia brasileira, semióticaResumo
Este artigo faz uma análise semiótica das vinhetas de abertura da telenovela brasileira, com o objetivo de mostrar como essas peças audiovisuais apresentam signos representativos, na maioria das vezes, relacionados ao conteúdo narrativo nuclear do programa. A semiótica é uma filosofia que estuda todo e qualquer tipo de linguagem como signo, analisando suas formas de representação. A linha tricotômica escolhida dentro desse amplo estudo é a da terceiridade, que vai permitir uma análise mais detalhada, possibilitando conclusões interpretativas e argumentativas. No período estudado, a figura da mulher, vinculada à sensualidade e à ideia do movimento das cenas foi representada de diversas formas e ajudou a construir o imaginário dramaturgico de uma época. Um recorte metodológico foi realizado, considerando as seguintes obras: Tieta (1989/1990) e Mulheres de Areia (1993).
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