As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v4i1.228

Palavras-chave:

Universidades, Sociedade da Inovação, Transferência de conhecimento, Comunicação Interorganizacional, Estratégia

Resumo

O objetivo deste artigo é o de compreender o papel das universidades na chamada sociedade da inovação, e a implicação das atividades da terceira missão nos modelos de comunicação das universidades. Este posicionamento da Universidade na sociedade contemporânea é, de resto, um vetor estratégico para a sustentabilidade social, cultural e económica.

Com este propósito, promove-se o debate em torno do tema da inovação nas sociedades e nas organizações, e dos conceitos relacionados com a terceira missão das universidades: transferência de conhecimento e tecnologia, difusão de conhecimento, disseminação, valorização e comunicação da inovação. Em resultado, inferimos sobre as consequências deste contexto nas estratégias e modelos de comunicação adotados pelas universidades na transferência de inovação para a sociedade.

A metodologia adotada foi a combinação da análise documental, quer de literatura e documentação especializada das universidades, quer de deliberações públicas Europeias e Nacionais; e a observação direta em consórcios de pesquisa. Os principais dados da pesquisa apontam para a evolução de uma comunicação unidirecional para um modelo dialógico de colaboração interorganizacional e em rede, e de participação das universidades na sociedade, com uma maior implicação e envolvimento nas relações sociais. A originalidade deste estudo resulta do facto de a análise ter emergido no campo da Comunicação Organizacional e Estratégica.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Ribeiro, P. C., & Ruão, T. . (2015). As universidades e a sociedade da inovação: implicações sociais e desafios comunicacionais. Revista Comunicando, 4(1), 39–61. https://doi.org/10.58050/comunicando.v4i1.228