Republicanos e Democratas: quem tem Voz no Twitter? O caso das eleições presidenciais dos EUA em 2016

Autores

  • Judite Rodrigues Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Sérgio Dias Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v6i1.226

Palavras-chave:

Eleições presidenciais dos EUA, Twitter, republicanos, democratas, hashtag

Resumo

O Twitter tornou-se num espaço de deliberação política e confronto de posições, em tempo de eleições. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo primordial perceber qual a força política dos EUA – republicanos ou democratas – que possuiu uma maior voz no debate político que se desenrolou no Twitter, durante o período das eleições presidenciais no país, em 2016. À medida que tentamos decifrar esta questão, procuramos também compreender qual o poder que a hashtag possui na comunicação política no Twitter para cada perspetiva partidária. Para tal, foi recolhida e analisada uma base de dados composta por 4399 tweets. Nesta investigação, foi possível concluir que a presença dos republicanos se sobrepõe à dos democratas. No entanto, a verdadeira voz que se faz ouvir na rede é a do cidadão comum. Verificamos ainda que, no Twitter , a hashtag é muito mais do que uma agregadora de conteúdos, pois é também através desta ferramenta que os utilizadores expressam a sua posição política.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Rodrigues, J., & Dias, S. (2017). Republicanos e Democratas: quem tem Voz no Twitter? O caso das eleições presidenciais dos EUA em 2016. Revista Comunicando, 6(1), 103–128. https://doi.org/10.58050/comunicando.v6i1.226