Jornalismo empresarial customizado na comunicação organizacional: Uma ilustração da revista Sorria
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v6i1.224Palavras-chave:
Jornalismo costumizado, Comunicação empresarial, Relacionamento, Gestão de marcaResumo
Os aspectos relacionais da comunicação empresarial abrangem, dentre outros objetivos, os esforços de interação com os públicos de interesse para o fortalecimento de marcas. A afirmação, ponto de partida deste estudo, aponta para o efeito integrador da produção de conteúdo customizado no ambiente das organizações privadas, a partir de uma publicação da rede brasileira de farmácias Droga Raia: a revista Sorria. O produto, vendido em todas as filiais da rede, está inserido no modelo de negócio social da empresa e tem a sua comercialização revertida para projetos de promoção à saúde e educação. A estratégia direcionada à sustentabilidade tem como objetivo envolver o público para identificação com a marca por ações de bem coletivo, alinhada à filosofia da empresa – Prazer em Cuidar. O trabalho tem como base a prática do jornalismo customizado como uma ferramenta do composto de comunicação organizacional, utilizando como referencial teórico e análise ilustrativa a revista Sorria. A bibliografia apresenta as ideias de Teresa Ruão, Margarida Kunsch, Paulo Nassar e Andréa Fischer aplicadas à investigação de Vasco Ribeiro sobre o jornalismo praticado em empresas. O estudo está ambientado na edição #50 da publicação, lançada em julho/agosto de 2016. Ao deslocar o olhar à dimensão do jornalismo customizado no cenário empresarial, há o desejo de tecer ideias sobre a construção e manutenção do relacionamento de marcas com seus clientes a partir de uma estratégia de negócio de sucesso.
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