Multi-screening: práticas e motivações?

Autores

  • Patrícia Dias Centro de Estudos em Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal
  • Inês Teixeira-Botelho Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v4i1.223

Palavras-chave:

Multi-screening, smartphone, tablet, televisão, práticas de utilização

Resumo

A proliferação de dispositivos móveis com acesso à internet, a par das crescentes taxas de penetração de smartphones e tablets, estão a dar origem a novas práticas de utilização, entre as quais o desempenho de atividades simultâneas em diferentes dispositivos com ecrã. Este artigo explora as motivações para o comportamento de multi-screening, bem como os benefícios e gratificações que são percepcionados pelos utilizadores.

O nosso enquadramento teórico articula uma discussão do próprio conceito de multi-screening com uma descrição das práticas mais comuns, e ainda com um resumo de investigação anterior no campo da Comunicação Móvel sobre as motivações para a adoção e utilização dos telemóveis. O trabalho empírico inclui grupos de discussão com multi-screeners, explorando os objetivos, necessidades, preferências e expectativas associados a este tipo de práticas. O nosso trabalho foca em particular o binómio de multi-screening mais comum – usar o smartphone ou o tablet durante o visionamento televisivo.

Os nossos resultados identificam dois tipos de motivações para multi-screening: utilitárias (associadas a aproveitar melhor o tempo e a ser mais eficaz a completar tarefas) e afetivas (relacionadas com uma necessidade constante de estar a par do que se passa no mundo e de estar em contacto com a própria rede de relações próximas). Relativamente à distribuição da atenção, o nosso estudo identificou o smartphone como o meio preponderante na medida em que ‘chama’ a atenção, enquanto a televisão tende a operar de forma contextual.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Dias, P., & Teixeira-Botelho, I. . (2015). Multi-screening: práticas e motivações?. Revista Comunicando, 4(1), 162–183. https://doi.org/10.58050/comunicando.v4i1.223