Popularidade e poder de difusão das mensagens no Twitter: o caso do anúncio das eleições espanholas em 2016

Autores

  • Marisa Mourão Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5662-3168
  • Rita Sá Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i2.216

Palavras-chave:

eleições em Espanha, popularidade, difusão da mensagem, twitter

Resumo

Com o surgimento dos social media, assistimos a uma mudança do ecossistema de comunicação política. Por isso, este estudo avalia a presença, a popularidade e a importância de diferentes atores na difusão de mensagens relativas ao anúncio da repetição de eleições em Espanha, no Twitter. Entre os 1268 atores, destacam-se os líderes do PSOE e o do PP, que transferem o seu capital simbólico para o digital, e cidadãos que se tornam populares pelas mensagens que partilham. Estes atores populares não são, contudo, os que mais promovem o fluxo de informação. Na difusão das mensagens destacam-se outros cidadãos e dois atores políticos. Os media não são centrais na difusão destas mensagens.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Mourão, M., & Sá, R. (2016). Popularidade e poder de difusão das mensagens no Twitter: o caso do anúncio das eleições espanholas em 2016. Revista Comunicando, 5(2), 36–63. https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i2.216