Jornalismo em Portugal: o contributo de Paquete de Oliveira para a caraterização da profissão e o retrato dos jornalistas hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v6i1.211

Palavras-chave:

Jornalistas, Jornalismo, Sociologia da comunicação, Portugal

Resumo

Se hoje é possível compreender as mudanças no jornalismo em Portugal, patentes nos estudos realizados ao longo das últimas três décadas, isso deve-se ao trabalho pioneiro de José Manuel Paquete de Oliveira. A singularidade do seu trabalho de pesquisa neste campo reside na atenção que colocou na observação das dinâmicas sociais do jornalismo e na compreensão do papel social do jornalista como defensor da cidadania. Graças ao seu contributo, passados 30 anos, é possível fazer um retrato sociográfico transversal e longitudinal do jornalismo em Portugal.
Para caraterizar quem são os jornalistas portugueses, analisaram-se diversos estudos realizados entre 1987 e 2016 de forma a obter uma análise longitudinal do perfil dos jornalistas e refletir sobre um conjunto de questões que orientaram as pesquisas de Paquete de Oliveira, nomeadamente o papel social do jornalismo em Portugal, e o seu contributo para uma sociedade livre, plural e democrática.
Esta reflexão, que não pretende esgotar análises mais aprofundadas sobre os jornalistas, debruça-se sobre alguns dos principais temas que há três décadas preocupavam Paquete de Oliveira. Além de caraterizar sociograficamente os profissionais, analisa-se a concentração geográfica dos profissionais e o seu investimento nas qualificações e na formação profissional.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Crespo, M. ., Azevedo, J., & Cardoso, G. (2017). Jornalismo em Portugal: o contributo de Paquete de Oliveira para a caraterização da profissão e o retrato dos jornalistas hoje. Revista Comunicando, 6(1), 35–53. https://doi.org/10.58050/comunicando.v6i1.211